São Miguel do Tapuio não é aprovado no selo UNICEF (2009-2012)

São Miguel do Tapuio não é aprovado no selo UNICEF (2009-2012)

selo unicef | web

O município de São Miguel do Tapuio, localizado a 227 KM da capital, não foi aprovado no Selo UNICEF edição 2009-2012.

O município de São Miguel do Tapuio conseguiu a conquista do selo pela primeira vez na edição de 2008, quando os índices de qualidade na educação, saúde, esporte, lazer e cultura, levaram o município a conquista do Selo UNICEF.

Nessa edição de 2009-2012, o município apresentou poucas melhorias no índice de desenvolvimento do município em meio às áreas de avaliação para a conquista do selo, vindo a ficar de fora da lista dos municípios aprovados no Piauí.

No estado do Piauí 36 municipios foram contemplados com a certificação do Selo UNICEF edição 2009 ? 2012 confira lista abaixo.

Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2009-2012 - SAB

Municípios Finalistas do Piauí (PI): 36 municípios

1 Alegrete do Piauí

2 Aroazes

3 Bela Vista do Piauí

4 Belém do Piauí

5 Bocaina

6 Cajazeiras do Piauí

7 Caldeirão Grande do Piauí

8 Campinas do Piauí

9 Campo Grande do Piauí

10 Castelo do Piauí

11 Conceição do Canindé

12 Floresta do Piauí

13 Francisco Santos

14 Inhuma

15 Ipiranga do Piauí

16 Jacobina do Piauí

17 Jaicós

18 Massapê do Piauí

19 Nossa Senhora de Nazaré

20 Paes Landim

21 Paquetá

22 Piripiri

23 Porto

24 Regeneração

25 Santa Cruz dos Milagres

26 Santana do Piauí

27 Santa Rosa do Piauí

28 São Félix do Piauí

29 São João da Varjota

30 São Julião

31 Simões

32 Sussuapara

33 Tanque do Piauí

34 Várzea Branca

35 Vila Nova do Piauí

36 Wall Ferraz

Conheça mais sobre o Selo UNICEF abaixo

Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento ? físico, mental e emocional ? de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.

Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Expansão - O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Metodologia ? Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É dado um prazo aos municípios que não possuem um CMDCA ativo, a contar do prazo final das inscrições, para apresentar a lei de criação do conselho e a ata da primeira reunião.

Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade sócio-econômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores, que serão analisados no início e no final da edição do Selo. O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES