Os alunos do anexo- Brejo, cursantes do ensino médio elaboraram um projeto que mobilizou a comunidade escolar em torno das ações que destacam a importância de se refletir sobre nossa interferência no meio ambiente, além, de destacar os prejuizos que somamos na qualidade e manutenção da vida. Por isso, atentais ao projeto desenvolvidos pelos alunos do anexo-Brejo.Lembramos que dia 18 de outubro a partir das 13:00 h, será a culminância da gincana no Ginasio Poliesportivo de São Pedro do Piauí.
UNIDADE ESCOLAR LANDRÍ SALES “ ANEXO BREJO”
UNIDADE ESCOLAR LANDRÍ SALES “ANEXO BREJO”
Projeto:
GINCANA CULTURAL
Tema:
“TODOS PELO
MEIO AMBIENTE.”
A ÁGUA
Ao ser observada do espaço a terra parece um planeta azul quase totalmente coberto por água. Apesar de a água ser tão importante para a vida de nosso planeta ser chamado de “planeta água” a pequena porcentagem disponível para o uso, corre o risco de ser cada vez menor. Isso acontece devido ao mau uso que o ser humano faz da água.
De toda água do planeta:
97% é salgada;
2% é doce congelada;
1% é água doce líquida;
- CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
A água dissolve algumas porções de quase tudo com que entra em contato. Por conta disso, acaba sendo contaminada por esgotos, produtos derivados do petróleo e diversos poluentes. Na agricultura contamina-se a água com fertilizantes químicos ou agrotóxicos carregados pelas chuvas ou infiltrados no solo, poluem a água subterrânea. Algumas indústrias contaminam a água por meio do despejo de desinfetantes, detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioativos e derivados do petróleo em rios e lagos.
O lixo jogado nas ruas é carregado pela água da chuva, contaminando rios, lagos, represas e mares. Existe ainda o lixo jogado diretamente em rios, como móveis quebrados, pneus e outros, ocasionando não só a poluição como também enchentes nas áreas mais próxima do local. Quando acumulado em locais impróprio produz o chorume que contamina as águas subterrâneas.
- CONSEQUÊNCIAS PARA OS SERES VIVOS
Não só os seres humanos sofrem com a falta de qualidade da água, mas também os animais e vegetais que vivem em ambiente aquático. Calcula-se que quase metade da população sofra hoje com algum problema relacionado com a água. Mais de um bilhão de pessoas em todo mundo consomem água suficiente para suas plantações ou para o desenvolvimento industrial.
- O MAU USO DA ÁGUA
- O consumo doméstico e a agricultura são os maiores responsáveis pelo desperdício.
- Nas residências o desperdícios de água ocorre com o uso do chuveiro, da descarga e da torneira da cozinha.
- Na agricultura, o método utilizado para irrigar as plantações, utilizando aspersores, gasta muita água.
- IMPORÂNCIA DAS MATAS CILIARES
- Protegem as margens dos cursos d’água da erosão e do ressecamento.
- Evita o estreitamento dos leitos, facilitando a infiltração da água da chuva, que chega com maior facilidade aos lençóis freáticos.
- Ajuda a reter ou filtrar resíduos de produtos químicos, evitando assim a poluição da água estabilizando a temperatura.
- ÁREAS MANANCIAIS
Os mananciais são as nascentes, as fontes de onde a água é retirada para abastecimento e consumo da população, para uso de indústrias e agricultura. Atualmente os mananciais encontram-se bastante deteriorados, as consequências imediata disso são a poluição das águas, o comprometimento da saúde e da qualidade do meio ambiente e a própria extinção dos mananciais.
- DESMATAMENTO
As florestas são diretamente responsáveis pelas chuvas, pois as gigantescas árvores absorvem grande parte de água, devolvendo ao meio ambiente em forma de vapor, o desmatamento reduz a quantidade de chuva. Sem a cobertura vegetal a terra é carregada pela erosão. Pode, por sua vez, depositarem-se nos leitos dos rios, deixando mais rasos provocando inundações.
Cuide bem da água, evite desperdícios pois a água é seiva do nosso planeta . Ela é condição essencial da vida de todo vegetal, animal ou humano, sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
A utilização da água deve ser feita com consciência discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamentos ou deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
- DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA
- Varrer calçadas com a vassoura, em vez de usar água para esse fim;
- Colocar nos recipientes somente a quantidade de água necessária para uso;
- Tomar banhos curtos;
- Fechar bem as torneiras;
- Verificar se há vazamentos e concerta-los;
- Utilizar baldes com água e sabão para lavar o carro. Se utilizar a mangueira desliga-la enquanto ensaboa;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.