Depois de repetidas promessas - todas elas não cumpridas - de conclusão do aeroporto da cidade de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), os moradores da região e de todo o Piauí dizem não acreditar mais na conclusão das obras. Nos diferentes sites da cidade, microrregião e da capital Teresina, é possível ver uma pequena mostra dessa revolta com internautas declarando seu descredito com as promessas do Governo do Piauí. As obras do aeroporto se arrastam desde o governo de Wellington Dias (PT) e permaneceram paralisadas na gestão de Wilson Martins (PSB).
"É natal, ganhei um presente do amigo oculto, um avião. Vou voar, não tenho onde pousar. Ah, o aeroporto de sanrá (abreviação de São Raimundo Nonato), não dá. Acabou meu dinheiro. Ah, o aeroporto de sanrá vou desviar uns milhões, vou gastar. Ah, minhas vacas sumiram, por onde andam? Fui ver e estavam na pista do aeroporto. Ah, minhas vacas parecem os políticos, ficam andando na pista do aeroporto", diz o internauta que se identifica como Dr. Bibiu do Além.
Já o leitor Rafael Ribeiro de Morais diz: "Esse governador faz chacota com o aeroporto de São Raimundo Nonato. Confesso que nunca vi um homem tão público que mentisse tanto como ele. Pessoas assim que estão a frente de cargos públicos de terno e gravata só leva um município, um estado, um país a regressão. Um homem que se contradiz e tem vergonha de ser honesto". O estudante de direito da Faete, Aristarco Castro Lima Cardoso, disse: "Aeroporto internacional é o caramba. Isso aí é mais um ralo de dinheiro desviado".
Para o internauta Orlando, existe uma esperança: "Como em 2012 é ano de eleições, e o tema será importante para palanques, quem sabe?". Para José do Patrocínio, "é uma lástima que sempre estejamos na mídia nacional dessa maneira. E, o pior é que tem jeito. Falta só uma vontadezinha política, coisa que sobra no vizinho estado do Ceará". Henrique Moita diz: "Minha gente, este "negócio" está assim desde a década de 1990. Haja dinheiro para construir este aeroporto. Já deu para ter construído bem uns 10... êita gentinha desonesta e canalha".
Gisleno Feitosa foi além cobrando a participação dos piauienses e defendeu a pesquisadora Niéde Guidon dizendo: "Nós não podemos ficar apenas apontando culpados. Temos a obrigação de cobrar das autoridades competentes (?) a conclusão da obra que já torrou muito dinheiro e a paciência da Dra. Niéde Guidon." O internauta Aluisio apelou: "ladroagem pura do PT". Paulo Lopes Sobrinho, estudante da UESPI, disse: "Parabéns por ter coragem de mostrar uma das maiores mentiras destes governos. Não existe aeroporto internacional em São Raimundo Nonato. Ainda vamos ter quantos hugos, freitas, wellingtons, wilsons, etc, até o povo desenvolver uma consciência crítica séria?".
Rafael Fontana disse indignado: "Pode até ser que saia, só não se sabe quando, pode ser daqui a 100 anos ou até mais... Enfim, prefeito sem planos, sem datas exatas, por que? Por que não tem capacidade de obter algo com competência". Creuza Morais afirmou que: "Cidades com problemas como São Raimundo, com falta de saneamento, precariedade na saúde, estradas esburacadas, etc, tivessem espaço na mídia, os nossos governantes, com certeza, se preocupariam mais com o desenvolvimento de suas cidades".
Por André Pessoa
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.