Os membros da Rede de Colegiados Territoriais do Estado do Piauí estão indignados com a matéria divulgada no caderno de política pelo Diário do Povo do Piauí, "não foram citados e nem mencionados" na articulação e realização do encontro que planejaram com candidatos e parlamentares dias 08 e 09 de maio. Foram convidados: FETAG, Rodrigo Martins, Francisco Guedes, Merlong Solano, Júlio César, Rejane Dias, Osmar Junior.
O objetivo do encontro foi esclarecer ao convidados a política da estratégia territorial para apoio e fortalecimento na agricultura familiar, e envolvem no plano de trabalho a infraestrutura, saúde, educação, etc.
O colegiado territorial é um fórum de abrangência territorial, constituído por instituições da sociedade civil e das três esferas do poder público e que tem como função planejar ações e articular políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável do território e exercer o controle social sobre políticas e programas públicos.
Os colegiados são responsáveis por identificar as demandas locais, promover a interação entre gestores públicos e a sociedade civil e conselhos setoriais, contribuir com sugestões para a integração e qualificação de ações, além de divulgação das ações do Programa Territórios da Cidadania.
A Rede de Colegiados é composta por 44 conselheiros dos 11 territórios no Estado do Piauí da sociedade civil (entidades) e poder público (vereadores e prefeitos), uma coordenação política formada por 22 conselheiros, 01 assessora territorial estadual e 06 assessores territoriais e 4 secretários na executiva estadual e parceiros: MDA, FETAG, EFPT e AEFAPI.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.