SEPLAN apresentará o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável

SEPLAN apresentará o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Fórum Piauí 2050 | Divulgação

O secretário de Estado do Planejamento (SEPLAN), Cezar Fortes, convida o(a) senhor(a) ( e os conselheiros municipais do Poder Público e Sociedade Civil), para participarem da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável ? PDES, durante as etapas regionais do fórum Piauí 2050: "O futuro que a gente quer, no Território de Desenvolvimento Vale do Canindé".

O Evento acontecerá no município de OEIRAS.

Data: 23 de janeiro de 2014 no Cine Teatro - Centro Histórico

Por favor, confirmar recebimento/participação pelo telefone (86) 3221-5338, ou por e-mail: www.planejamentoparticipativopi@gmail.com

Wilson apresentará as potencialidades do Piauí em Oeiras

As potencialidades da região apontadas serão integradas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí (PDES).

O governador Wilson Martins vai apresentar as potencialidades e as oportunidades de investimentos econômicos do Estado do Piauí, durante o fórum Piauí 2050, o futuro que a gente quer, nesta quinta-feira (23), em Oeiras. Segmentos como o turismo histórico e religioso, a produção de caju, mel e ovinocaprinocultura, além da perspectiva de exploração de minérios e grande potencial energético fazem do território Vale do Canindé, que congrega 17 municípios, estratégico para acompanhar o desenvolvimento do Piauí.

Durante o fórum, onde o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, vai ouvir da sociedade piauiense que segmentos econômicos devem ser priorizados para o desenvolvimento continuado do Piauí, serão apontadas as potencialidades região e que deverão ser integradas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí (PDES).

Estudos preliminares feitos pela empresa Diagonal, consultoria responsável pela elaboração do PDES, apontam que a região apresenta oportunidades alinhadas as já apontadas pelos demais territórios, como Arranjos Produtivos Locais (APLs), com fomento à produção de mel, caju e ovinocaprinocultura, projetos culturais pautados no turismo, sendo o território caracterizado como polo histórico e cultural.

Além dos existentes, há setores que podem despontar com destaque ao potencial energético, em específico aqueles caracterizados como renováveis, em especial a energia eólica e também a mineração, com exploração em agrominerais (calcário e fosfato) e os metálicos como ferro, níquel e cobre, sendo ainda necessário investimento em pesquisa básica.

A educação, outra prioridade apontada pela sociedade, é que permeia e dá alicerce em todos os setores econômicos, e a infraestrutura e logística, tendo a ferrovia Meio Norte Brasileira como referencial para integração de todos os territórios do Estado, serão apresentados e entrarão na pauta de discussões.

Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES