A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira (29), no auditório do Centro Cultural Benedito Martins Napoleão do Rego, a 1ª Conferência Municipal de Politicas para Mulheres. O evento, cujo tema central foi: ?Construindo a igualdade de gênero e o fortalecimento da autonomia das mulheres?, discutiu as politicas públicas voltadas para a construção da igualdade e o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e politica das mulheres.
Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência contou com a participação de mulheres da sociedade civil (associações e movimentos de mulheres), poder público municipal e estadual que discutiram durante todo o dia temas como: violência contra mulher, educação inclusiva e sexista e igualdade da mulher no mercado de trabalho.
?Esses temas foram pensados na perspectiva de erradicar a situação de extrema pobreza que algumas mulheres vivem. Queremos colocar em pauta as necessidades das mulheres e dialogar abertamente, despertando em cada uma delas o exercício pleno de cidadania?, informou a Secretária Municipal de Assistencial Social, Mercês Barros.
Dentro da programação as mulheres participaram de oficinas e palestras ministradas pelas Conselheiras Estaduais de Politica para Mulheres, Patrícia Amália e Ana Lúcia. A Secretária Mêrces Barros avaliou positivamente o evento. ?É um momento de exercício democrático, onde as mulheres terão a oportunidade de discutir e propor políticas de acordo com a realidade local. Nosso lema é autonomia e igualdade para as mulheres?, frisou.
Mercês Barros destacou ainda algumas ações da Prefeitura voltadas para a mulher. ?A realidade das famílias mudou. Agora temos mulheres chefe de família. Percebendo isso a Prefeitura acompanha muitas mulheres através do CRAS e adota medidas importante como, por exemplo, dar preferência as mulheres na doação de casas populares. Só esse ano a Prefeitura entregou 265 casas populares para mulheres chefes de família. Além disso, fazemos um trabalho de acompanhamento às mulheres vítimas de violência e das adolescentes que engravidaram precocemente. Com essas ações esperamos que as mulheres do nosso município tenham uma vida mais digna?, ressaltou.
Fonte:ASCOM
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.