O Programa Brasil Alfabetizado está sendo retomado no município de União. A última adesão do município ao Programa aconteceu em 2007, o que acarretou o não funcionamento do Programa em 2008 por falta de adesão da Prefeitura. Em 2009, o Prefeito José Barros fez adesão ao Programa e ele está sendo retomado com 21 turmas na zona urbana e 48 turmas na zona rural do município.
O Programa do Governo Federal Brasil Alfabetizado é voltado para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Através da adesão das prefeituras, o Governo federal arca com kit de material escolar, formação inicial, merenda escolar e formação continuada dos alfabetizadores e coordenadores.
Segundo a secretária de educação do município, Dolores Vieira, a meta de 2009 é alfabetizar 800 alunos, mas atualmente estão estudando 920. ?Estes alunos a mais estão sendo custeados pela prefeitura. Isso demonstra como a demanda em União é muito maior do que o esperado. Para 2010, nós já estipulamos uma meta de 2000 alunos alfabetizados?, afirma.
De 3 a 7 de dezembro foram realizados os testes cognitivos em todas as turmas do Brasil Alfabetizado com o intuito de realizar um diagnóstico da situação das turmas. Já nesta semana foi realizada reunião na Semec com os coordenadores do Brasil Alfabetizado para estipular o cronograma de visitas para 2010. Cada coordenador precisa realizar quatro visitas em cada turma por mês.
Segundo Cleidiane Carvalho, coordenadora do Brasil Alfabetizado em União, o grande desafio é manter as turmas com aulas. ?Para conseguir que os professores cumpram as aulas previstas estamos realizando um monitoramento permanente através dos nove coordenadores das turmas. Com isso, esperamos conseguir manter as turmas funcionando e melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino oferecido?, ressalta.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.