A cada 15 dias cerca de 20 idosos reúnem-se na sede do Centro de Referência de Assistência Social ? Cras, entidade da Secretaria de Assistência Social de União com psicólogas do município para ouvirem palestras educativas, dinâmicas, orientações sobre saúde e direitos e ações de integração.
Segundo a psicóloga Samyra Motta o objetivo do grupo é reunir esses idosos de forma a orientá-los melhor sobre saúde, educação e direitos. ?Os idosos de União já se reúnem semanalmente em torno do forró, e nosso objetivo com essas reuniões é dar mais informações pra eles sobre doenças, direito, alimentação, enfim, dar uma assistência maior para estes idosos sobre benefícios e outros direitos que eles possam estar cobrando?, explica.
Para Aldenora Maria de Lima, 64 anos, a participação nestes eventos ajuda a rejuvenescer e ter mais saúde. ?Gosto demais de participar destes eventos, eu aprendo muito sobre meu corpo, minha mente, eu fico mais jovem e mais feliz, porque eu sempre gostei de me divertir e nesses eventos eu me divirto mesmo?, afirma.
Na última semana o encontro foi comandado pela enfermeira Cassandra Costa da Secretaria de Saúde do Município. Ela falou aos idosos sobre a hipertensão e fez uma busca ativas de pacientes diabéticos. A enfermeira ressaltou a importância de realizar ações como esta para orientar melhor os idosos sobre saúde e bem estar.
?Muitas pessoas têm a doença e não sabem que são portadoras, por isso é importante orientar estes pacientes sobre os sintomas, e da necessidade de buscarem o posto de saúde, fazer o diagnóstico preciso, o acompanhamento com o médico e seguir o tratamento adequado para controle das doenças", ressalta.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.