O festejo de São Raimundo Nonato em União é marcante não apenas pela fé que envolve as pessoas e pelas festas, mas também pela grande movimentação financeira que acontece na cidade, gerando lucros para vendedores e deixando tributos no município. Destaque para os donos de botequins no Parque Beira Rio, os vendedores de lanches espalhados ao redor da igreja matriz e os produtos que são vendidos tanto para crianças, como para adultos.
Entre os produtos campeões de vendas estão sorvete, batata frita, hot dog, kreps, tira-gosto, refrigerantes, cerveja, creme de galinha e ainda, brinquedos, bijuterias, artigos religiosos( santinhos, medalhas, quadros, pulseiras), a arrecadação dos leilões e ofertas durante as novenas.
Conversamos com alguns populares e todos foram conscientes em afirmar que ficaram satisfeitos com os lucros, embora apareçam as dificuldades para locomoção de barracas e dos pontos no qual ficaram instalados durante a festa. O senhor Ademir Araújo, natural de Parnaíba, disse que todos os anos vem à União nos festejos. " Estou todos os anos aqui e saio feliz com as vendas", falou. Já o vendedor de batata-frita, Francisco Paulo, natural de União, declarou que não ficou no mesmo ponto dos anos anteriores, mas conseguiu obter sucesso nas vendas. " Deu para vender bem, principalmente batata e hot dog", pontou Francisco.
Destacamos também a senhora Sônia Maria, natural de José de Freitas. " Frequento com minha venda de sorvetes todos os anos e observo que a concorrência aumentou no meu segmento, mas estou tranquila vendendo, um dia vendo melhor que o outro, mas faz parte", enfatizou a freitense. Outro grande destaque é o tradicional "queima" que acontece sempre no dia primeiro de setembro. Feirantes e camelôs baixam os preços de roupas, redes, brinquedos e artigos de cama, mesa, banho e cozinha. A população sempre guarda um dinheiro para aproveitar as ofertas e compra tudo. José Fernandes, natural de Barras, falou à nossa reportagem: " É o melhor dia pra gente. O povo aqui aproveita mesmo a liquidação", disse. Agora todos os feirantes e barraqueiros seguem para os festejos da vizinha cidade de Miguel Alves, que iniciam no dia 19 de Setembro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.