Festival Cultural Tridiarte 2009 reuniu grande público

Festival Cultural Tridiarte 2009 reuniu grande público

Luís Romero julgou concurso de poesia | Carlos Coelho

No último final de semana o município de União resgatou um dos maiores festivais culturais já realizados no município. Tradicional festival cultural realizado no município na década de 80, o Tridiarte foi retomado em 2009 com o intuito de se consolidar no calendário cultural do estado do Piauí. Este ano o festival foi realizado nos dias 24 e 25 de julho, com a realização de exposições, palestras, exibição de filmes e concurso de poesia, pintura e música.

A abertura do evento foi feita na sexta-feira, pelo prefeito José Barros Sobrinho com a presença de diversas autoridades do município. Pela tarde seguiu-se palestra do professor Luís Romero, que foi seguida pelo concurso de pintura e de poesia. Luís Romero integrou a comissão julgadora do concurso de poesia. O primeiro lugar ficou com João Batista Sousa de Carvalho, Marcos Antônio Rodrigues Silva ficou em 2º lugar e Diala Rafaela dos Santos Vieira em terceira colocação.

No concurso de pintura as premiações ficaram com Eduardo Souza Silva que levou o 1° lugar, Fernando Araújo Silva, que ficou em 2º lugar e Francisco das Chagas Ferreira Lima, com a 3ª colocação.

No sábado foi a vez do professor Cineas Santos ministrar palestra aos unionenses. Empolgado com o retorno do festival ele elogiou a iniciativa e incentivou a população a participar e a preservar sua história cultural. Durante a noite seguiu-se o concurso de música. Fernando Araújo Silva ganhou o primeiro e o terceiro lugar do concurso com as duas músicas inscritas e Everton Gualberto do Prado Lopes emplacou a segunda colocação.

Após a premiação dos vencedores do concurso de música o Festival Tridiarte 2009 foi encerrado com show da banda unionense Validuaté, que na oportunidade esteve lançando no município seu segundo CD. O Tridiarte 2009 foi uma realização da Prefeitura Municipal de União, através da Coordenação de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Cultural de União.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES