Nesta sexta-feira, 05 de agosto, alunos das escolas municipais de União participaram de uma caminhada em prol da educação, com o tema "Juntos pela Cidadania". A concentração aconteceu na Praça Gervási Costa de onde sairam com destino ao Parque Beira Rio, que foi palco de várias apresentações culturais das escolas e logo após foi servido um farto lanche encerrando-se as atividades.
Segundo a Secretária de Educação do Município, Dolores Vieira, para se ter uma educação de qualidade para todos é preciso que todos trabalhem pela qualidade da educação. "Nos últimos anos, alguns avanços foram alcançados no Brasil na área da educação, como por exemplo, a universalização do Ensino Fundamental, no entanto, não basta garantir o direito de todos à escola. É preciso assegurar também as condições para que todas as crianças possam permanecer na escola e progredir em seus estudos, garantindo-lhes uma esducação de qualidade. Para ir além do que já foi conquistado com a universalização do ensino fundamental é preciso que todos se mobilizem, governo, educadores, funcionários, alunos, familiares e organizações da sociedade, somente com a mobilização de todos os setores da sociedade será possível assegurar um ensino público e gratuito de qualidade acessível a todos, é que estamos fazendo aqui com essa caminhada" afirmou a Secretária.
O objetivo principal do evento é desenvolver nos alunos a consciência para o pleno exercício da cidadania, de forma que tenha melhor qualidade de vida, cuidando e respeitando o próprio corpo e o meio ambiente, valorizando, sobretudo, o respeito à pessoa do outro que tem os mesmos direitos de igualdede e dignidade.
As apresentações dos alunos enfocou temáticas que estão sendo trabalhadas nas escolas ao longo deste ano. os alunos da U.E. Clívia Boa Vista apresentaram trabalho em Cordeal Sobre Drogas, a U.E. Lilásia Marques trabalharam a música com o tema o lixo, já os alunos da U.E.Maria de Lourdes Craveiro escolheram falar sobre o bulling, também em cordel, a U.E. Padre Luis Brasileiro fez a paródia sobre a dengue e a U. E. Antônio Ferreira de Abreu fez a apresentações das DSTS através de dramatização.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.