O programa Novembro Azul coordenado em União pela Secretaria Municipal de Saúde esteve em ação ontem, 19 de novembro no Bairro São Pedro onde a Equipe São Pedro(PSF) e NASF orientados pela enfermeira Dicherine conseguiram levar alguns senhores com mais de 40 anos de idade para participarem do encontro.
Palestra, dinâmica de grupo, aferição da pressão arterial e outros procedimentos aconteceram todos seguindo uma metodologia que visa, antes de tudo, quebrar as barreiras do preconceito já que o homem continua resistente à busca por orientação, diagnóstico e tratamento médicos. E o programa Novembro Azul é de atenção à saúde do homem.
Outros encontros desta natureza estão previstos em outros pontos da cidade e do interior e, apesar da resistência, já se percebe alguma mudança de comportamento dos homens quer pelas estratégias adotadas pelas equipes de saúde do município, quer pela participação efetiva das mulheres nesta campanha que terminam convencendo seus companheiros a relatarem seus possíveis problemas aos médicos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.