“Água é Vida”. Valendo-se deste princípio o Prefeito Gustavo Medeiros não tem sossegado na luta para conseguir água de qualidade para as famílias de União. Cistemas de abastecimento no interior têm sido implantadas. Durante o ano de 2014 a Prefeitura de União cadastrou em parceria com a CODEVASF mais de 400 famílias para receberem cisternas e já em 2015 novos cadastros estão sendo efetivados a fim de que mais famílias possam ser beneficiadas.
Pelo menos 150 pessoas foram cadastradas em apenas um dia e o programa vai continuar por mais tempo. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16.000 litros de água. Isto é suficiente para uma família de 05 pessoas passar até 08 meses suprindo as suas necessidades básicas do precioso líquido. As mais de 400 cisternas dos primeiros cadastros já estão em União e estão sendo instaladas.
Mas as ações para levar água ao interior de União, não ficam apenas nisso. Além de Baixa Grande, David Caldas, Solidão e Divinópolis que receberam obras de abastecimento de água, recentemente o povoado Morada Nova também foi contemplado. A comunidade distante cerca de 40 km do centro de União e pertencente à grande região de David Caldas festejou a realização de um sonho antigo: ter o seu sistema de abastecimento d’água. O prefeito Gustavo Medeiros sensibilizado com o problema, contratou a perfuração de um poço tubular com profundidade de 70 metros, montou uma caixa d’água com capacidade para 15.000 litros, fez a rede de distribuição numa extensão superior a 1 km levando água para as casas das cerca de 50 famílias ali residentes.
Os recursos da obra foram da ordem de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), recursos estes próprios do município. Gustavo Medeiros ressalta a importância da água na vida das pessoas e que por isto vai continuar com esta política de abastecimento d’água por todas as regiões do município, tendo inclusive anunciado a inauguração de mais um sistema na localidade Santa Maria dos Bacelar. Medeiros mencionou também outras localidades onde obras de abastecimento d’água já foram iniciadas como Oriundo e Zundão dos Camilos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.