A Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc-PI), em parceria com o Ministério da Educação, com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), lançou,na última segunda-feira (5), o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). A Unidade Escolar Benedito Moura de União, foi uma das escolas contemplados com o projeto que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação.
O evento aconteceu no pátio da unidade e contou com a presença da superintendente de Ensino da Seduc, Helena Gomes; assessor Técnico, Jáder Vaz; da coordenadora de Tecnologia Educacional da Seduc, Alzira Filha; prefeito José Barros Sobrinho; além da presença de técnicos da Seduc, da UFPI, alunos e professores da escola.
O objetivo do Prouca é promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino de todo o país através da adesão de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.
Para iniciar a implantação deste programa no Piauí, foram escolhidas 5 escolas. Nesse universo, as escolas estaduais irão receber 2.500 laptops, de acordo com o quantitativo de alunos (relativo ao Censo de 2009).
Todos os alunos contemplados terão, cada, um notebook para desenvolverem as atividades pedagógicas de todas as disciplinas. De acordo com a superintendente Institucional da Seduc, Helena Gomes, os computadores são uma excelente ferramenta de trabalho para os professores, e também irão proporcionar aos alunos o acesso à rede mundial de computadores em qualquer espaço dentro e fora da escola, quando disponibilizado.
Para a diretora da unidade, Benildes Monteiro, a expectativa é grande para o desenvolvimento do projeto em União. ?Os alunos iriam passar a usar o laptop como um livro virtual, que os deixarão mais atualizados.?
Foram disponibilizados 351 laptops para a escola Benedito Moura, sendo ainda destinados 5% de computadores para a substituição dos aparelhos em caso de defeitos. Os aparelhos ainda possuem um sistema de chaveamento que possibilita o bloqueio do laptop em caso de perda, furto ou roubo.
Os professores das escolas participaram da primeira etapa de capacitação para uso dos computadores no mês de outubro e agora seguem, através de um curso online idealizado em parceria com a UFPI, até o final do ano.
A previsão é que no início de 2012 os alunos já possam levar os laptops para a casa, quando autorizado. A autorização só ocorrerá após a etapa de capacitação do uso correto dos aparelhos, que será repassada aos alunos pelos professores.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.