A Vigilância Sanitária no município de União está atuando em ações sobre a qualidade dos produtos, alimentos perecíveis e o controle sobre o meio ambiente. Outro fator importante é a criação de animais em regiões próximas ao centro da cidade, na qual a vigilância faz o seu trabalho realizando a inspeção, orientando a população a respeito da criação de animais na zona urbana.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Dr. Geraldo Sampaio, disse que esses animais são recolhidos para um local e o proprietário deve procurar o referido departamento para resgatar o animal apreendido. Ele informou que são realizadas visitas de fiscalização ao comércio da cidade, como mercados, lanchonetes, padarias e outros, no sentido de oferecer segurança à população na hora de adquirir e consumir os produtos.
Com relação ao uso de agrotóxicos no município, a Vigilância Sanitária informou que participou de reuniões com autoridades estaduais e federais, sobre a implantação do Programa Vigia Agrotóxico, que vai funcionar a nível de município e em território, alcançando os municípios de União, José de Freitas e Miguel Alves. Com relação à União, que se utiliza muito agrotóxico para o cultivo da cana, está sendo feito um trabalho em parceria com a Comvap e assentamentos. Um acompanhamento é direcionado ao hospital da cidade para detectar problemas, notificar e registrar casos de intoxicação por agrotóxico na população.
O trabalho inclui ações no sentido de recolher as embalagens desses produtos, conscientizando as pessoas para devolver as embalagens. O programa Vigia Agrotóxico vai funcionar a partir de 2014. É um programa do Governo Federal e cada município deve enviar seu plano para que as verbas sejam asseguradas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.