O Seguro Safra e o Garantia Safra, são ações do Governo Federal e Municipal para agricultores familiares que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao seguro nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção, receberão a indenização diretamente do governo.
No ano passado, o município de União teve 226 inscritos e a agora possui 644 inscritos, chegando a ser o maior número de pessoas cadastradas nesse programa no município. Esses agricultores a partir do próximo ano, terão direito ao Seguro Safra. Para isso foi realizada uma reunião na manhã desta sexta-feira(18) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura para a renovação da Presidência do Conselho Municipal da Agricultura Sustentável, já que agora tomou posse um novo secretário, o ex-vereador Raimundo Torres. " A função do conselho é dar sustentabilidade ao seguro-safra, pois só podem ser liberados os recursos, com a autorização e homologação do conselho. Com isso, é feito um cadastro para a liberação das cotas para cada agricultor pelo Governo Federal", informou Douglas, funcionário da Secretaria.
Lembrando que a Prefeitura de União também contribui com sua contrapartida, para que os produtores recebam as suas cotas junto aos bancos de forma rápida. O secretário R. Torres falou sobre a importância do programa para as famílias beneficiadas. " Cada família ou agricultor vai ter a sua cota com preço acessível. Vamos encaminhar os relatórios para o governo. Não serei presidente do conselho, apesar de ser o secretário. Entrarei apenas com meu nome representando a Secretaria. Os agricultores poderão aliviar o sentimento de perda da safra, tendo uma espécie de compensação pelos prejuízos sofridos ", disse R.Torres.
Participaram da reunião além dos funcionários da Secretaria de Agricultura ( Douglas, Antonio Coutinho e José Gomes), Matheus da Emater-PI, Magno Pires da ADAPI, Genival representando as associações, José da Cruz (Igreja Católica), Osires Neto( agentes de saúde) e o secretário Raimundo Torres.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.