Um projeto está sendo executado pelas Secretarias de Saúde e de Educação em União, que consiste no combate e prevenção à violência contra crianças nas creches da rede infantil de ensino. Reuniões são realizadas com os pais que já entenderam a importância e o propósito do projeto. Os encontros são coordenados pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com a participação da psicóloga Graziele, a enfermeira Cristina e a educadora física Hilda Helena.
O PSE ( Programa Saúde na Escola) também participa fazendo o intercâmbio entre Saúde e Educação. O público alvo do projeto são as crianças com a faixa etária de 3 a 5 anos. Através de palestras que abordam afetividade e assuntos sobre convivência familiar, os pais estão sendo motivados a participarem do projeto dando a sua parcela de colaboração.
A SEMEC entra no projeto fornecendo a estrutura das creches, equipe de apoio e a mobilização dos pais na comunidade na qual a creche está inserida. " Pensando no projeto, estamos mobilizando e trazendo os pais para a escola, buscando o entendimento sobre prevenir contra a violência, compreensão a cerca dos comportamentos de suas crianças na idade pré-escola, trabalhando com as creches", disse a coordenadora do PSE, Albany Moraes. Em 2013, a educação infantil em União registrou 183 alunos matriculados.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.