O secretário de Educação, Lourival Lopes, visitou a escola da Cana Doce, U. E. Maria Rodrigues Magalhães. Uma escola escondida entre cercas e becos de arame, isolada. Há apenas uma casa ao lado, que é onde o agente de saúde da região mora. Mas o lugar é ideal para a concentração, a reflexão e a inspiração. Ouvem-se apenas o farfalhar das palhas da palmeira babaçu e o canto dos pássaros domésticos e dos que há no habitat da própria natureza local. É uma quietude, bem próxima do silêncio.
Esse ambiente propicia ao Prof. Jesus Fernandes Sousa, conhecido como Pelé, que cursa o último período de Artes Visuais na UFPI, fazer um trabalho encantador e envolvente com os 10 alunos matriculados na escola. Através da arte e do suporte oferecido pelo PNAIC, os alunos, quase todos, já dominam a leitura e a escrita. Antes de começar uma atividade, o Prof. faz com os alunos, por meio de movimentos aeróbicos, um trabalho de recreação combinando concentração e interiorização dos conteúdos.
Existem, na escola, dois alunos especiais totalmente integrados ao trabalho feito com os outros alunos. Flagrei um momento em que os alunos e o professor, com muita concentração e disciplina, trabalhavam a pintura, todos integrados. É uma turma multisseriada, mas a aprendizagem acontece, devido ao trabalho motivador do professor.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.