DE UNIÃO REALIZA PLANEJA AÇÕES DE INCLUSÃO E GERAÇÃO DE RENDA
Na última semana a SEMASC promoveu sua 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo do evento foi promover um grande debate sobre a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. O momento também serviu para que a população e os agentes sociais pudessem discutir que as prioridades de ações da secretaria para os próximos meses.
A partir de agora a SEMASC já elabora um planejamento de trabalho focado na reativação dos setores de produção artesanal, nos cursos profissionalizantes, na gestão otimizada dos programas sociais e, principalmente, num conjunto de ações que possam dar suporte a um trabalho social de valorização da família e ocupação dos jovens.
Ao assumir o comando da secretaria, Maria Clara Medeiros teve como primeiro desafio o recadastramento de 5 mil famílias que corriam o risco de ter o benefício do Bolsa Família bloqueado ou até mesmo cancelado. Esse número corresponde a mais da metade das 8,3 mil famílias que participam do programa em União.
A secretaria havia sido entregue sem qualquer tipo de informação. Assim, realizar todo o recadastramento das pessoas que dependem dessa transferência de renda e recuperar os dados da secretaria levou um tempo considerável. ?Esse foi nosso principal trabalho nos primeiros meses, mas agora estamos prontos para ir além. Sabemos que o Bolsa família tem um papel importante na vida dessas pessoas, mas agora queremos que elas possam ganhar mais, possam produzir?, conta a secretaria Maria Clara.
Para conseguir o resultado esperado, a secretaria conta que a Prefeitura de União está se aproximando de parceiros importantes como o Banco do Brasil, o Sebrae e o Sistema Sesc/Senac. ?São parceiros que podem fomentar projetos de treinamento, capacitação e financiar compras de equipamentos para que os unionenses possam produzir e gerar renda própria?, ressalta a secretária.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.