Os números são do ano passado onde mostram que dos 500 mil veículos que compõe a frota do Piauí, 26%, ou 131 mil veículos, não sofreram nenhum tipo de fiscalização de trânsito porque as cidades onde os mesmo estão emplacados não municipalizaram o trânsito, apesar de ser uma competência delas desde a implantação do Código brasileiro de trânsito (CTB), de 1997.
Com isso, dirigir sem habilitação, sem cinto de segurança, sem capacete, andar em alta velocidade ou utilizar veículo irregular, além da falta de sinalização, é coisa comum na maioria das cidades piauienses em que não há secretaria ou departamento de trânsito. Nessas cidades, inclusive os acidentes são constantes porque ninguém obedece à lei.
Para coibir esses tipos de abusos, bem como o uso de arma de fogo e drogas a Policia Rodoviária Estadual em conjunto com o 5º Batalhão da Polícia Militar, realizaram na última quarta-feira (25/05) uma operação em União, que resultou na apreensão de 20 motos com documentação atrasada. De acordo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), está sendo planejado uma série de operação em cidades da região metropolitana da capital.
A Dra. Clotilde Costa, Promotora de Justiça substituta foi quem solicitou a operação para União, assim como aconteceu no município de José de Freitas, onde a solicitação partiu também do promotor daquela comarca, Dr. Ecio Oton.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.