União comemora centenário de Padre Luis Brasileiro

União comemora centenário de Padre Luis Brasileiro

Comemorações do Centenário Padre L .Brasileiro | Marcelo Cruz

Iniciaram na última quarta-feira, (06) as comemorações pelo Centenário do Padre Luis Brasileiro, sacerdote que assumiu a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em União, onde permaneceu até 1961. As atividades foram realizadas no município de Altos, ultima cidade em que foi pároco e, local onde veio a falecer no dia 06/7/1980.

A paróquia Nossa Senhora dos Remédios, formou uma comissão organizadora, que elaborou uma programação especial para festejar o centenário de nascimento de Luis Brasileiro, considerado pela comunidade um grande sacerdote pelo trabalho realizado.

Após a celebração de uma missa em memória do referido padre, foi realizada a leitura de um texto em homenagem ao sacerdote, uma apresentação de ?Aboios? de vaqueiros de União e por último uma apresentação da Banda ?Padre Luis de Castro Brasileiro . O gerente de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação,Marcelo Cruz lembrou as ações do padre,agradeceu aos presentes e a comissão organizadora pelo belo evento.

A Prefeitura Municipal de União, disponibilizou um ônibus que levou uma comitiva de 50 pessoas, os músicos da Banda ?Padre Luis de Castro Brasileiro?, o grupo de vaqueiros e alunos da U.E. Filinto Rêgo para a cidade de Altos. Outro grupo de 15 pessoas, parentes do padre Luis, vindos de Teresina também fizeram parte da comitiva.

Padre Luis Brasileiro

Sacerdote dinâmico e articulado conseguiu para a cidade de União, uma série de benefícios. Ajudou a construir o Cine-Teatro (salão) Paroquial, primeiro e único teatro da cidade; fundou o tradicional colégio Patronato Maria Narciso; Participou da comissão de fundação do Ginásio Felinto Rego; montou uma amplificadora, proporcionando à grande população que não tinha acesso a informação, ouvir as rádios AM´s da época e valorizou a festa de S. Raimundo Nonato com a noite dos vaqueiros, no dia 29.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES