Os acidentes com motociclistas fizeram 500 vítimas, entre mortos e feridos, nos primeiros meses de 2011 (janeiro e junho) e causaram a morte de 412 pessoas no ano passado.
As estatísticas mostram que o número de motociclistas mortos no trânsito do Piauí é mais do que o dobro das outras vítimas fatais do tráfego. Só no ano de 2010 morreram 801 pessoas no trânsito, sendo que 412 foram motociclistas.
A tragédia sobre duas rodas foi mostrada na última quarta-feira (27) pelo Diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) , José Vasconcelos, na reunião que contou com a presença de quase todos os prefeitos piauienses, que aconteceu no auditório da APPM (Associação Piauiense de Prefeitos Municipais).
Segundo José Vasconcelos, o Detran está fazendo a sua parte em recomendar a municipalização do trânsito, já que a violência maior está concentrada nos municípios.
Ele disse que meia dúzia de prefeito do interior estão assumindo a questão, os promotores de Justiça e juízes recomendam que os municípios tomem as medidas de fiscalizarem o trânsito de suas cidades.
?Falta mais fiscalização nos municípios, em Teresina está sendo feita a fiscalização. É por isso que a APPM está entrando nessa, ainda tem prefeito que entende que proteger o cidadão de estar inabilitado, de está com a moto irregular, roubada que é a maioria das vezes. Ele acha que isso é politicamente correto, eu acho que é mais correto proteger o cidadão legal, eu acho que ele ganha mais votos com isso, mais recursos? complementa José Vasconcelos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.