Com a recente eliminação da Copa Sul-Americana para o Defensa y Justicia, o Botafogo agora tem apenas o Brasileirão pela frente – e a equipe lidera a competição com folga. Por isso mesmo, as casas de apostas brasileiras colocam o Alvinegro carioca como o grande favorito ao título.
O Botafogo vem fazendo, até o momento, uma campanha brilhante no Brasileirão. E o favoritismo acaba de ser ampliado, uma vez que a equipe poderá ficar 100% focada na competição nacional. Enquanto isso, o Palmeiras, principal concorrente no momento, terá pela frente uma batalha dura contra o Boca Juniors pela semifinal da Libertadores.
É verdade que os jogos só vão acontecer entre o fim de setembro e começo de outubro, mas a torcida, comissão técnica e jogadores do Palmeiras sabem que esse é o grande confronto do ano até aqui. Afinal, com o Botafogo distante na tabela do Brasileirão, a principal chance de título está na Libertadores – o Verdão está a apenas três jogos de confirmar o tetracampeonato.
Dessa forma, a equipe paulista, ao contrário do Botafogo, não estará 100% focada no Campeonato Brasileiro. Ademais, é bastante provável que, com a aproximação dos jogos contra o Boca Juniors, Abel Ferreira decida poupar jogadores importantes.
Mas, vale ressaltar, o Botafogo não pode se descuidar nem por um minuto no Brasileirão, pois o campeonato tem um enorme histórico de surpresas. Recentemente, em 2021, o São Paulo liderou a competição por diversas rodadas, mas acabou caindo de rendimento e perdendo o título para o Flamengo.
Casos como esse não faltam – portanto, até que soe o apito final da última rodada, tudo pode acontecer. Certamente, o cenário é bastante favorável para o Botafogo. Além de uma vantagem nada desprezível, o time não dá nenhum sinal de que possa perder o foco.
Ao contrário, vencer o Campeonato Brasileiro é a obsessão dos torcedores e todos os profissionais do clube. Isso porque o Botafogo está há muito tempo longe das grandes conquistas. A última vez que o time venceu o campeonato nacional, por exemplo, foi em 1995.
Esta é a melhor oportunidade desde então, e o Alvinegro conta com jogadores muito experientes no elenco, o que é de extrema importância neste momento.
Não há dúvidas de que, se por um lado é sempre ruim ser eliminado de uma competição, a queda na Sul-Americana poderá ser bastante positiva para o Botafogo. Com menos viagens, menos preocupações e chances de lesão, a equipe reforça seu favoritismo no Campeonato Brasileiro e vai forte para garantir o título.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.