Quem empreende, independente do porte da empresa, precisa conhecer e aplicar diversas rotinas, controles e tarefas para acompanhar e alavancar os resultados do negócio. A planilha de controle financeiro empresarial é um dos documentos que não podem faltar no dia a dia.
A gestão financeira de um negócio é parte fundamental das estratégias de crescimento. Afinal, é através dessas ferramentas que será possível averiguar se os objetivos estão sendo atingidos e se a empresa é rentável.
Por isso, ter rotinas de acompanhamento das finanças, bem como tabelas para inserir os dados e fazer análises deve estar sempre no radar de quem tem uma empresa.
Muito se engana quem acredita que a planilha de controle financeiro empresarial é necessária apenas em grandes negócios. Pequenas empresas ou aquelas de tamanho médio também devem se apoiar nesse instrumento para tomar decisões mais assertivas e definir os próximos passos.
Se esses conceitos e práticas ainda não estão no seu dia a dia, não se preocupe. Nesse artigo vamos explicar o que é o controle financeiro e porque ele é tão importante.
O que é controle financeiro empresarial?
O controle financeiro é uma ferramenta da gestão empresarial que analisa e acompanha todas as movimentações financeiras do negócio
Dessa forma, é através dessa prática que é possível acompanhar o fluxo de caixa, investimentos, patrimônio, saldos, dívidas e recursos da empresa.
Ao utilizar uma planilha de controle financeiro empresarial é possível ter visibilidade de todas essas contas. Com isso, você poderá verificar como está a saúde financeira da sua empresa e até evitar sérios problemas.
Como fazer uma planilha de controle financeiro empresarial
Agora que você já entendeu mais o que é o controle financeiro empresarial, vamos te mostrar como colocar esse conceito em prática.
Existem diversas formas de fazer a gestão financeira da sua empresa. Nesse sentido, utilizar uma planilha de controle financeiro empresarial costuma ser uma forma rápida e prática de fazer esses controles.
Veja abaixo algumas dicas para começar o seu documento.
Antes de começar a inserir informações na sua planilha é preciso levantar as contas da empresa. Isso porque o ideal é que você preencha todas as entradas e saídas de dinheiro do período.
Verifique todas as despesas e receitas, bem como investimentos, patrimônio, financiamentos e empréstimos, se tiver.
Uma vez que você colocou no documento todas essas contas é hora de classificá-las. Ou seja, identificar cada uma delas como Entrada ou Saída e também com o tipo de recebimento e o tipo de despesa. Você também pode classificar os gastos por áreas da empresa.
Embora esse passo pareça simples, ele é muito importante para facilitar as análises que serão feitas com esses dados.
Por exemplo, ao classificar as despesas é possível identificar qual área da empresa tem mais despesas ou qual tipo de cliente é mais rentável para a empresa. E, com esses dados pode tomar decisões mais rápidas sobre corte de gastos ou novos investimentos.
3) Separe as contas da empresa das contas pessoais
Na hora de fazer o controle financeiro do seu negócio é fundamental garantir que as contas pessoais não estão misturadas às contas da empresa.
Ou seja, que o dinheiro do negócio é utilizado apenas para pagar as contas empresariais. E ainda que nenhuma despesa corporativa é paga usando o cartão ou conta dos sócios.
Ainda que muitas vezes seja deixado de lado, esse passo é imprescindível para organizar as contas da empresa. Afinal, imagine quão difícil é entender o extrato bancário se as contas estão misturadas.
A longo prazo, não separar as contas também pode gerar problemas jurídicos. Por isso, evite essa dor de cabeça e separe o dinheiro logo no início do negócio.
Voltando ao acompanhamento das finanças, um hábito essencial é ter frequência no preenchimento da planilha de controle financeiro empresarial. Assim, você evita o acúmulo de informações a serem preenchidas.
Além de economizar tempo, preencher diariamente esse documento também oferece uma visão mais realista da saúde financeira. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões rápidas que podem impactar positivamente os resultados.
Uma função muito interessante de ter uma planilha financeira é poder fazer previsões de gastos e faturamento. Dessa forma, é possível pensar a médio e longo prazo e se planejar melhor para lidar com os desafios que estão mais à frente.
Com as previsões também é possível pensar em cenários alternativos e antecipar soluções para possíveis problemas. Ou ainda, pensar em como investir o dinheiro nos meses que virão.
Sabemos que nem sempre é possível separar uma parte do dinheiro da empresa para emergências. Mas, assim que puder, crie um fundo de reserva para esses momentos.
Separe um valor pequeno a cada mês para essa reserva, assim caso aconteça algum imprevisto será mais fácil reverter problemas.
Porque fazer o controle financeiro empresarial
Usar uma planilha de controle financeiro empresarial requer disciplina. Mas, as vantagens que essa gestão financeira detalhada oferece são muito benéficas ao negócio.
Veja abaixo alguns motivos para você começar hoje mesmo a fazer um melhor controle das finanças da sua empresa.
A principal vantagem do controle financeiro é a visibilidade das contas da empresa. Conhecer bem as entradas e saídas, investimentos e dívidas da empresa oferece condições de decidir melhor sobre como usar esse dinheiro.
Além disso, fica muito mais fácil acompanhar a saúde financeira para garantir que a companhia possa continuar funcionando.
● Prever problemas e antecipar soluções
Como dissemos acima, uma função dessa ferramenta é prever cenários diferentes do definido no planejamento estratégico. Ou seja, pensar antecipadamente em possíveis problemas que possam surgir no caminho, como falta de matéria-prima, por exemplo, possibilita que você tenha soluções preparadas para eles.
● Tomar decisões mais acertadas
Decidir onde cortar custos ou em que áreas investir dinheiro não é simples. Mas, com um controle financeiro bem feito, essas tomadas de decisão ficam muito mais fáceis.
Essa planilha com dados tão importantes sobre o seu negócio também vai facilitar a preparação de relatório financeiros e contábeis.
Assim, sua empresa ganhará agilidade para visualizar e acompanhar os indicadores mais importantes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.