Queimadas destroem Buritizal em beira de riacho na Zona Rural de Uruçuí

Queimadas destroem Buritizal em beira de riacho na Zona Rural de Uruçuí

Queimadas em Brejo do Buritizal | Sérgio Augusto

Durante a visita do Emater e da Secretaria de Agricultura na comunidade Morrinhos, a equipe flagrou uma queimada na vegetação que protege o brejo. Foi constatado também, na faixa de 12km do buritizal entre as comunidades Porto Velho e Morrinhos apresentam focos de incêndios e áreas já queimado. Estes causados pelos agricultores familiares, utilizando a queima com o intuito de preparar as terras para o plantio. As pessoas da localidade estão apavorados, pois a queima está destruindo o buritizal e a morte do brejo.

Segundo o Diretor Regional do Emater, o Eng° Agrônomo Msc Sérgio Augusto, as queimadas irá trazer muitos prejuízos ao meio ambiente, pois com a vegetação que protege o brejo, sendo retirada, o solo fica desprotegido, no período chuvoso, com o impacto da gota ao solo e com o volume, intensidade e frequência das chuvas, as partículas do solo serão carregadas para o brejo ocorrendo o processo de assoreamento, que na qual perderá o volume e profundidade d´água causando a morte do brejo, como também empobrecendo a fertilidade do solo e o desequilíbrio ecológico.

Uma das estratégicas discutidas pela equipe é levar o problema ao PREVFOGO, que possam ministrar cursos sobre prevenção e consequências das queimadas, para as pessoas que residem naquela localidade, com intuito de capacitá-los e terem o conhecimento sobre o assunto. Como também levar as informações a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que tome as providências necessárias naquela localidade.

Fonte:Uruçuifest



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES