Na manha deste sábado (18) em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS, dos programas PETI, Projovem adolescente I e II, realizou uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade. O evento aconteceu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, onde cerca de 300 jovens e adultos foi às ruas de Valença com cartazes com mensagens de apoio ao combate o crime na cidade.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Ó, afirma que o compromisso da Gestão Municipal é continuar cada vez mais fortalecendo as políticas públicas voltadas para as nossas crianças e adolescentes de nosso município, trabalhando todas as questões relativas às propostas e ações em defesa da proteção às crianças e adolescentes.
Desde o ano de 2000, o dia 18 de maio é celebrado nacionalmente, como data de mobilização da sociedade, visando fazer com que todos discutam e assumam a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no ?Crime Araceli?, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 08 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.
O dia 18 de Maio é uma data importante para que as organizações governamentais e não governamentais falem sobre o tema e multipliquem seus conhecimentos com a comunidade, escolas, família, todos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.