Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Decreta Situação de Emergência em Valença

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Decreta Situação de Emergência em Valença

Foram constatadas grandes perdas e prejuízos nas lavouras de arroz, milho, feijão, mandioca, culturas de subsistência. | Raimundo Barbosa

O Presidente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Valença do Piauí, Prefeito Francisco de Assis Alcântara e o coordenador municipal, Mauricio de Sousa Soares, reuniram-se na manhã deste quarta feira dia (14), nas dependências da prefeitura, para avaliar juntamente com as autoridades valencianas e a população, a real situação do município com a falta das chuvas regulares neste período.

Participaram da reunião: Secretario de Agricultura e Meio Ambiente Renato Sátiro, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ielva Melão e os vereadores, Elizeu de França e Valdefran Vieira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença do Piauí, Devaldo Nunes, representando a Maçonaria Raimundo Xavier, Igreja Católica Francisco Rogerio, Igreja Assembleia de Deus Francisco Neto, Meio Ambiente Gabriel Filho, Secretaria de Saúde Edvando Eduardo, Secretaria de Educação Edina Telma, APAE Arlete Josefa, EAMTER Abdon Portela Neto, IBGE Roberto Nogueira, Banco do Brasil Hilton Ferreira, presidentes de associações, produtores e populares.

O objetivo da reunião era avaliar o quadro geral do município após a ocorrência da atual situação de ESTIAGEM, para deliberar sobre a anormalidade que assola a região valenciana, principalmente na área rural do nosso município. A preocupação com a atual situação climática e os prejuízos já causados pela estiagem desde o inicio de dezembro/2011 e até o presente momento as chuvas que foram totalmente irregulares.

Foram constatadas grandes perdas e prejuízos nas lavouras de arroz, milho, feijão, mandioca, culturas de subsistência, pastagem semeada, pastagem nativa e pecuária de corte, bem como a falta de água potável para o consumo humano e animal, conforme dados apresentados pelo técnico do IBGE o senhor Roberto Nogueira. Os presentes disseram também que não a mais possibilidade de recuperação das culturas por conta da ESTIAGEM. No final da reunião ficou decidido por unanimidade que o senhor Prefeito Municipal de Valença do Piauí, Francisco de Assis Alcântara, declarasse ?SITUAÇÃO DE EMERGENCIA? em toda a área rural do município.

Fonte: Welton Ferreira



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES