A Equipe da Saúde Bucal do município de Valença do Piauí, realizou na manhã desta terça-feira 26 de outubro, um momento informativo com as crianças da Creche Mãe Maria.
No primeiro momento o dentista Hassan Arraes, abordou várias questões que envolve a saúde bucal dos pequenos. O profissional destacou a importância da escovação ser realizada pelo menos três vezes ao dia, bem como, ser executada de forma correta.
Após as explicação, as crianças receberam escovas e foram exercitar na prática tudo que tinham aprendido. O dentista Hassan Arraes, frisou a importância do trabalho que a equipe estava fazendo na creche.
“A gente faz esse momento de promoção e avaliação da saúde bucal com as crianças que é para está incentivando a escovar direitinho, nós ensinamos na hora da escovação e depois aplicamos flúor, porque a criança desde que nasce ela necessita de tratamento odontológico, por isso é muito importante está fazendo esse momento de promoção da saúde bucal nas escolas para orientar e ajudar as crianças”, destacou o dentista.
O dentista ainda lembra que a descentralização do atendimento nos locais da saúde para o ambiente escolar contribui para diminuir o medo que muitas pessoas tem de ir ao dentista.
“É muito importante que não fique o atendimento odontológico só no posto de Saúde, porque muitas pessoas tem receio de ir ao dentista justamente por não conhecer o tipo de tratamento que vai precisar, então, com a gente levando orientação elas vão perdendo mais o medo e irão nos procurar mais pelo menos para ter uma orientação básica”, pontou Dr.Hassan.
A diretora da Creche Mãe Maria, Joana Ilário, não esconde a satisfação em receber os profissionais da saúde na creche e fala da necessidade da educação, saúde e da família estarem unidas. “Hoje a Creche Mãe Maria está de parabéns, porque nós nunca tínhamos recebido uma equipe da saúde aqui na escola, eu acho que a saúde, a escola e família são três pilares que não deve se separar jamais”, disse a diretora.
Joana Ilário, ainda falou da necessidade de ampliar a rede de profissionais da saúde presentes no âmbito escolar, a diretora ressalta a necessidade das crianças serem avaliadas por um neuropediatra para possíveis diagnósticos e assim, melhorar o ensino aprendizagem de acordo com a realidade de cada criança. A Creche Mãe Maria atende crianças de 1 a 6 anos de idade e atualmente possui 183 crianças matriculadas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.