A cidade de Valença do Piauí possui o Núcleo de Apoio à Saúde da Família ? NASF. O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. O ?Programa? apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
O município conta com 9 equipes do Programa de Saúde Bucal. O objetivo dos profissionais do Programa é combater nos adolescentes, adultos, idosos e crianças problemas relacionados com a Saúde Bucal, bem como solucionar as dificuldades para conseguir atendimento odontológico. Na cidade há 7 equipes para a zona urbana e duas para a zona rural. Valença conta com o atendimento de 9 equipes do Programa de Saúde da Família ? PSF. Na zona rural 2 equipes realizam o atendimento à todas as comunidades e na sede do município 7 equipes fazem este atendimento. O PSF é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
De acordo com o secretario municipal de saúde Walfredo Filho os profissionais desses programas tem levado um bom atendimento a toda comunidade tanto na zona urbana como na zona rural.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.