Esteve em Valença neste ultimo final de semana uma expedição do TRAF (turismo rural familiar), representado pelo Dr. George Rabelo e três estudantes de arqueologia da Universidade Federal do Piauí (Pedro Gaspar, Ana Flavia, Herla Freitas), para fazer uma prospecção nas potencialidades arqueológicas, bem como atividades atreladas ao turismo rural valenciano.
A expedição visitou o sitio geológico do buritizal dos Martins onde se depararam com as enigmáticas formações rochosas do parque como: pedra camelo, pedra furada, cabeça de cachorro, dedo de deus, orelha do jumento, o caldeirão do inferno e as águas afrodisíacas da cachoeira da fazenda velha.
Houve visita também a comunidade quilombola de tranqueiras, Sítio arqueológico da almesqueira, tendo como foco, as formações rochosas, a caverna da paca, a pedra da araruta e a caverna do Benedito Tenório.
Outro ponto turístico visitado pela expedição foi o parque arqueológico de buritizal, onde se deleitaram com as maravilhas do Arco da Igreja,a Caverna do Cururu, o Sitio de Dona Maria, o Sitio de Dona Pedrina, as Machadinhas, o Painel das Pintadas II entre outros. A expedição finalizou com a visita ao setor produtivo da fazenda Sossego, onde é fabricada a Cajuína Dona Julia.
A expedição foi coordenada pelo secretario municipal de cultura Prof. António José e Engenheiro Agrônomo da secretaria municipal de agricultura Dr. Renato Sátiro.
Um grupo de estudantes local fizeram parte da expedição que foi realizada com sucesso.
A expedição foi organizada pelas secretarias municipais de agricultura e cultura com o apoio da Prefeitura municipal de Valença do Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.