O governador Wilson Martins lançará na próxima sexta-feira (5), na Fazenda São José, localizada no Povoado Alegria, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado. O Governo pretende manter o índice de vacinação acima de 90%, garantindo assim a condição de área livre da febre aftosa com vacinação.
O prazo para que o criador certifique a vacinação de seu rebanho vai até o dia 15 de agosto, em todo o Estado. ?Acreditamos que os criadores, mais uma vez, vão atender ao chamamento do Governo e vão vacinar o seu gado?, diz José Antônio Filho, diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).
O Piauí possui um rebanho de, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças de gado e as campanhas de vacinação acontecem, geralmente, a cada seis meses. Há previsão de uma nova campanha até o fim do ano. A Adapi atua diretamente, com escritório, em 200 municípios de todo o Piauí e alcança as demais regiões através das ações de trabalho. São cerca de 63 mil propriedades de rebanhos atendidas no Estado.
O Governo aguarda para o mês de julho a vinda a Teresina do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, para o anúncio de que o Piauí ganhou a condição de área livre da febre aftosa com vacinação. O reconhecimento garante novas condições de comercialização do rebanho do Estado, permitindo a integração do Piauí ao restante do Brasil.
Fonte: Ccom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.