Ocorreu nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho o I Fórum pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Território Vale do Sambito realizado pela Prefeitura de Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Fundação Cajuína e Governo Federal com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecer as políticas voltadas para elas em todo Território do Vale do Sambito. Durante os três foram realizados debates, mesa redonda, oficinas e palestras com os temas: Trabalho em Rede no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher,a Recuperação do Agressor se dará na Cadeia ou existem outras medidas?, Enfrentamento à Violência contra a Mulher na mediação de Conflitos, os Retratos da Violência Contra a Mulher de Vale do Sambito, Violência Física e Psíquica, qual os reflexos?, O Papel da Mulher no XXI, a Responsabilidade do Estado na Defesa da Mulher, Políticas Publicas a Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Avanços e Impasses da Lei Maria da Penha, Estudo de Caso e Possíveis Intervenções, Como Diagnosticar a Violência Contra a Mulher, Papel do Município no Combate a Violência Domestica Contra a Mulher, Função do Lar Acolhedor, Relações Intra Familiares e Defesa e Direito da Mulher.
A Delegada da Delegacia Especializada de Proteção dos Direitos da Mulher, Vilma Alves em sua palestra com o tema: ?Avanços e Impasses da Lei Maria da Penha? esclareceu como melhorar o atendimento à mulher vitima de violência. A palestra da delegada serviu para esclarecer as dúvidas das mulheres na hora de procura a policia para registra uma ocorrência de uma violência doméstica, que muitas vezes a mulher desiste de denunciar o agressor por medo de repressão do agressor, e quanto à aplicabilidade da Lei 11.340, de 07 de agosto de 2006, chamada de Lei Maria da Penha. A Delegada esclareceu também a conceituação dos tipos de violência contra a mulher, citando: violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Ela destacou os avanços na delegacia da Mulher nesses 22 anos de atuação no Estado do Piauí, garantido a proteção e direito da mulher. Vilma afirmou que não está da delegacia pra perdoar ninguém e sim pra cumprir a lei, seja pobre ou rico tem que pagar por seus crimes. ?Não podemos admitir que uma mulher seja espancada, a mulher não é objeto de uso, a mulher é a dona do seu corpo deve ser respeitada e amada?. Assegurou a Delegada.
Ainda de acordo com a Delegada Vilma no Piauí já existe 8 delegacias funcionado em defesa da mulher. A Doutora Andréia Lima em sua palestra falou da importância da rede para o enfrentamento a violência contra a mulher e destacou o fortalecimento da rede para melhor atender as mulheres que necessitam do atendimento e afirmou que a mulher não tem que ter medo de seu agressor, tem que denunciar e exigir seus direitos juntos as autoridades.
O Prefeito Alcântara que deu todo apoio para a realização do evento, garante que a realização do I Fórum pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Território Vale do Sambito só veio contribuir com o engrandecimento da defesa da mulher, não só de Valença, mas de todas as cidades que estão presentes. ?Estou muito feliz pela realização desse evento aqui no nosso município, pela grandeza e pela importância ele tem, trabalhar no Enfrentamento à Violência contra a Mulher é um dever nosso, mas é necessário a participação e o compromisso da sociedade.? Salientou o Prefeito.
o Fórum teve como palestrantes: Dra. Gleiciane (assistente social), Sonia Terra (Diretoria Estadual de Políticas Para Mulheres), Doutora Rolandia Barros (Juizado de Pequenas causas), Edna Chaves (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher), Padre Valdecir Sousa (Paróquia de São Francisco), Tancredo Paiva (Assistente Social) e Doutora Bruna Dias (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Paulo Mafra (professor), Vilma Alves (A Delegada da Delegacia Especializada de Proteção dos Direitos da Mulher), Dra. Andréia Lima, Dra Débora (psicóloga)
O I Fórum pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Território Vale do Sambito foi realizado com sucesso e avaliado pela organização como um dos maiores e mais importante fórum já realizado no Território Vale Sambito.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.