Investimentos no Piauí aumentam 110% no ano de 2012

Investimentos no Piauí aumentam 110% no ano de 2012

O Governo do Estado ampliou em aproximadamente 110% os investimentos feitos no Piauí com recursos oriundos do Tesouro Estadual, operações de crédito e transferências voluntárias no período de janeiro a setembro de 2012, comparando com o mesmo período de 2011. O Estado investiu cerca de R$ 421, 45 milhões até o mês de setembro desse ano, sendo que 30% do total desses investimentos foram aportados pelo Tesouro Estadual. Tais investimentos estão impulsionando o desenvolvimento do Piauí, permitindo a geração de novas oportunidades de trabalho e melhoria da renda.

As informações foram repassadas pelo governador Wilson Martins nesta segunda-feira (3), durante a palestra do Seminário Preparatório às Novas Gestões, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

?Com a implantação do sistema de Gestão por Resultados, controle total das despesas e receitas, modernização do sistema de arrecadação e fortalecimento da transparência e da fiscalização, conseguimos ampliar os investimentos?, disse o governador Wilson Martins aos gestores presentes enquanto proferia palestra ?O novo parâmetro da administração pública?.

Segundo Wilson Martins, com a implantação do programa de Gestão por Resultados foi possível ter um melhor acompanhamento das ações de cada Unidade Gestora que compõe o Governo do Estado. ?Definimos metas semestrais e acompanhamos o andamento delas mês a mês. Isso nos deu um maior controle das ações e maior celeridade para resolver pendências. Assim, pudemos fazer mais com menos?, disse.

Durante a palestra, o governador destacou a necessidade de investimentos em modernização do sistema de arrecadação dos municípios. ?Você não muda nem tem gestão eficaz se não tiver planejamento financeiro. Para isso, os prefeitos precisam ter rigor em relação ao ISS, IPTU, IPVA. Tivemos grandes perdas por conta da desoneração de impostos federais, como o IPI, mas conseguimos avançar em relação à nossa arrecadação e isso nos permitiu manter o equilíbrio e avançar em relação aos investimentos", enumerou.

Aos gestores, Wilson Martins disse ainda que é necessária a busca por contribuições voluntárias, como convênios e emendas parlamentares para incrementar os investimentos nos municípios. ?É importante também manter rígido controle de perdas para permitir melhor planejamento dos investimentos?, complementou.

por:Vanessa Mendonça



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES