Os Municípios brasileiros devem se preparar, pois está marcada para o período de 5 a 25 de maio a campanha de vacinação contra a gripe. A dose vai proteger também contra a influenza A (H1N1) ? também conhecida como gripe suína. Idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, grávidas em qualquer período da gestação, povos indígenas e trabalhadores de Saúde devem tomar a vacina.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de Saúde em todo o país vão distribuir as doses. A data de 5 de maio será o dia de mobilização nacional, em que os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
Presos
Cerca de 500 mil presos também devem receber a vacina. Esta será a primeira vez que o grupo será imunizado durante a campanha. Além de doses contra a influenza, os presos vão receber proteção contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.
2011
Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Brasil.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.