?ACONTECEU E NÃO VI, MAS ME CONTARAM ASSIM...?
Graças ao Ação Microprojetos Mais Cultura, apresentamos o ?Aconteceu e não vi, mas me contaram assim...?. Projeto de cunho cultural que gerou a publicação de um livro.
Realizado na Comunidade Nova Esperança, mais precisamente na localidade Fumal, zona rural de Valença, com base em pesquisas feitas com as pessoas mais experientes da localidade e adjacências, relembrando o passado e tentando resgatar para a história o que ainda não foi esquecido pela memória, na certeza de que ?ninguém é universal se não só conhecer a história de terra natal?
A equipe responsável pelo projeto teve a importante orientação do Prof. Antônio José, ícone, quando falamos em cultura e que somou seus conhecimentos para a realização deste trabalho. Também contamos com a ajuda de pessoas da comunidade como a Profª Helena, Profª Toinha, Profª Maria Francisca Rocha, entre outros.
Sr. Virgílio, Sr. Leôncio, Sr. Raimundo Jorge, Sra. Isabel Francisca foram alguns dos entrevistados pela equipe e que relataram episódios de sua vida que ficaram marcados não só na memória, mas na história da comunidade em si. Jovens da comunidade se integraram participando das oficinas sobre patrimônio material e imaterial, bem como da pesquisa de campo.
Este projeto veio a fim de despertar em jovens não só da comunidade, mas sim de todos aqueles que vêem a cultura como valor inestimável para formação de seu ideário. ?Na certeza de que o homem que não conhece sua própria história, não sabe o homem que é?.
O Projeto cultural, direcionado para o semiárido brasileiro, através do Ministério da Cultura, visando a produção sociocultural e artística dos jovens radicados nesta região de baixa pluviosidade, está sendo conduzido aqui em Valença por
Suênia Marla de Gênesis.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.