O Encontro Estadual do Selo UNICEF ?Meu Município me faz Crescer? reuniu na manhã desta quinta-feira (18) representantes dos municípios inscritos nesta edição do Selo. Participaram do evento, diversos prefeitos e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam como articuladores do Selo Unicef em seus municípios. O Encontro é promovido pelo UNICEF e pela Articulação Social Arquidiocesana (ASA) e aconteceu no Buffet Splendore Festas, no Bairro de Fátima, das 8h às 14h. Participaram do encontro, os municípios que realizaram o I Fórum Comunitário e o Plano de Ação.
O encontro aconteceu com a presença da Coordenadora do UNICEF para os estados do PI, CE e RN,senhora Ana Márcia,a representante adjunta do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Antonella Scolamiero,representantes do UNICEF nacional,o Secretário Estadual de Educação Átila Lira,o presidente da APPM Francisco Macedo,a Secretária Estadual de Saúde Lílian Martins e o Governador Wilson Martins e vários prefeitos, secretários municipais e articuladores. De Valença participaram do encontro o Prefeito Alcântara, a Secretária Municipal de Assistência Social Maria do Ò, o Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho, a Secretária Municipal de Educação Dolores Matias e a Articuladora Josy Ramony.
Na ocasião, os participantes contaram com um Café Mundial, para a discussão de temas em mesas de conversas, dinâmicas e jogos relativos ao Selo Unicef em cada município.
O objetivo do Encontro Estadual do Selo Unicef é mobilizar os gestores a fazerem uma avaliação das ações do Selo em seus municípios, além da execução dos Planos de Ação. Todos os municípios participantes do evento realizaram o primeiro Fórum Comunitário, com o objetivo de diagnosticar a situação de cada município. A partir do diagnóstico que se torna possível a execução do plano de ação de cada cidade.
?Nesse Encontro queremos promover uma mobilidade do município, para que ele avance nos indicadores do Selo Unicef. Esse é um momento de sensibilização dos gestores e do prefeito para o Selo Unicef. Os municípios devem lembrar que o mais importante não é ganhar o Selo e sim avançar nas melhorias dos indicadores?, destaca a coordenadora do Selo Unicef no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes.
A coordenadora Ana Márcia Diógenes informa que no Piauí é crescente o número dos municípios que tiveram avanços e ganharam edições do Selo Unicef. Na edição 2006, 12 municípios foram contemplados com o Selo. Na edição de 2008, 33 municípios saíram vencedores. ?A nossa intenção é que mais municípios despertem para a importância do Selo Unicef. Nessa edição as chances são maiores, pois agora são 3 anos e meio. Anteriormente eram dois anos?, diz.
Na atual edição do Selo Unicef, 167 municípios fizeram a inscrição e destes, 110 continuam participando. Não há um número limitado de quantos municípios podem ganhar o Selo Unicef. A avaliação é realizada através da divisão dos municípios de realidades parecidas em grupos. A média de cada cidade é calculada com base em 32 indicadores elaborados pelo Selo Unicef.
Até o final de 2012 será definido o nome dos municípios certificados que terão direito ao uso da logomarca do Selo Unicef, até o final da próxima edição. ?A certificação do Selo Unicef identifica o município aprovado com uma certificação internacional de qualidade e a garantia de que eles avançaram pelos direitos de crianças e adolescentes?, informa Ana Márcia Diógenes.
A coordenadora destacou ainda que muitos municípios no Piauí atualmente se destacam nos objetivos propostos pelo Selo UNICEF. Ela citou o exemplo do município de Castelo do Piauí, que já foi vencedor do Selo em algumas edições e sempre envia notas ao site do Selo Unicef.
Na oportunidade, a coordenadora do UNICEF, Ana Márcia, em conversa com o Prefeito Alcântara, Parabenizou o empenho da equipe do pró-selo na realização das ações do Selo Unicef e pelo Bicampeonato do Município.
Fonte:appm
Foto:Jôse Ramony
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.