A comunidade Tranqueiras inaugurou neste ultimo domingo (27), o primeiro Ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas da Região Vale do Sambito, localizado a 18 km da sede de Valença do Piauí. O Ponto será totalmente administrado pelos próprios moradores da comunidade. Para isso, foi construída uma sede onde os oficineiros irão realizar suas atividades.
O prefeito municipal de Valença Francisco de Assis Alcântara esteve presente na solenidade de inauguração e falou da importância do Ponto de Cultura para a comunidade e colocou-se a disposição para contribuir, ainda mais com o desenvolvimento da à comunidade.
O ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras tem como objetivo fazer a interação da comunidade através da arte e da cultura, preservando as raízes e respeitando as diferenças étnicas e os costumes da comunidade, melhorando a qualidade de vida por meio de ações integradas que possibilitem a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos com formação cidadã e geração de trabalho e renda.
Os Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras são os primeiros da Região Vale do Sambito a serem reconhecidos nacionalmente como remanescentes de Quilombos.
A inauguração foi comemorada com festa, churrasco e muita animação com a participação de autoridades e populares, entre eles, o prefeito municipal de Valença Francisco de Assis Alcântara, Francisca Cunha ( Presidente do ponto de Cultura Preta Mão de Onça/ Valença), Adão Sá (Ponto de Cultura de Lagoa do Sitio), Rubens Alencar (Presidente da Fundação Raul Alencar), Filomena e Maria Eliene (CEPAVA), Heloisa Silva (Casa Renascer), Assunção Aguiar ( Coisa de Nego) Lindomar Amâncio ( Vereador), Walfredo Filho (Sec. Municipal de Saúde), Erismar Leite (Jornalista),entre outros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.