Prefeito Alcântara participa da solenidade de inauguração do Ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras

Prefeito Alcântara participa da solenidade de inauguração do Ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras

Prefeito Alcantara e a jovem Rita. | Raimundo Barbosa

A comunidade Tranqueiras inaugurou neste ultimo domingo (27), o primeiro Ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas da Região Vale do Sambito, localizado a 18 km da sede de Valença do Piauí. O Ponto será totalmente administrado pelos próprios moradores da comunidade. Para isso, foi construída uma sede onde os oficineiros irão realizar suas atividades.

O prefeito municipal de Valença Francisco de Assis Alcântara esteve presente na solenidade de inauguração e falou da importância do Ponto de Cultura para a comunidade e colocou-se a disposição para contribuir, ainda mais com o desenvolvimento da à comunidade.

O ponto de Cultura Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras tem como objetivo fazer a interação da comunidade através da arte e da cultura, preservando as raízes e respeitando as diferenças étnicas e os costumes da comunidade, melhorando a qualidade de vida por meio de ações integradas que possibilitem a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos com formação cidadã e geração de trabalho e renda.

Os Remanescentes de Quilombolas de Tranqueiras são os primeiros da Região Vale do Sambito a serem reconhecidos nacionalmente como remanescentes de Quilombos.

A inauguração foi comemorada com festa, churrasco e muita animação com a participação de autoridades e populares, entre eles, o prefeito municipal de Valença Francisco de Assis Alcântara, Francisca Cunha ( Presidente do ponto de Cultura Preta Mão de Onça/ Valença), Adão Sá (Ponto de Cultura de Lagoa do Sitio), Rubens Alencar (Presidente da Fundação Raul Alencar), Filomena e Maria Eliene (CEPAVA), Heloisa Silva (Casa Renascer), Assunção Aguiar ( Coisa de Nego) Lindomar Amâncio ( Vereador), Walfredo Filho (Sec. Municipal de Saúde), Erismar Leite (Jornalista),entre outros.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES