Foi lançado na Galeria do Clube dos Diários, no último dia 27 de agosto o livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal". O evento contou Presença do Prefeito Walfredo Filho, do Secretário Municipal de Cultura Professor Antonio José, intelectuais da literatura, artistas, acadêmicos, prefeitos e representantes de prefeituras de cidade envolvidas com a obra em lançamento no território piauiense.
Oprofessor Cineas Santos, representante do Conselho Estadual da Cultura do estado, ressaltou a tarefa incansável realizada pelas organizadoras do livro, no Piauí, Marleide Lins e Síria Borges, que seriam responsáveis pela construção de ponte que estaria viabilizando diálogos entre Brasil e Portugal. Também destacou a presença de prefeito no lançamento da obra, que um chefe do executivo municipal serviria como referência para que outros administtradores passassem a investir em cultura. Ainda destacou a iniciativa do Grupo Harém de Teatro, por realizar o Festival de Teatro Lusófono que estreita as relações com povos de língua portuguesa na África. Concluiu que para conhecermos nossa história é preciso que nos aproximemos mais da África.
O lançamento oficial ocorrido em território piauiense marca as relações afinadas entre Piauí ? Brasil e Portugal e, vem depois da realização do primeiro lançamento que se deu na Embaixada de Portugal/Camões ? Instituto de Cooperação e da Língua, em Brasília, no dia 14 de junho de 2013, às 19h.
Para o evento ocorrido em Teresina, a parceria entre o Governo do Estado - Fundação Cultural do Piauí ? FUNDAC (Brasil) e o Instituto Terra e Memória ? ITM (Portugal) reforça, neste sentido, a opção pelo debate em nível global, reflete sobre as condições regionais, propositiva que é linha condutora dos estudos interdisciplinaridades que compõem o corpo da obra, sob a perspectiva do reconhecimento e valorização da identidade e diversidade cultural desses dois lados do Atlântico.
O projeto contou com o substancial apoio do Governo do Estado do Piauí; das Prefeituras de Valença, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes; Caixa Econômica Federal e do SINDILOJAS ? Lojas Dragão, através do SIEC ? Sistema Estadual de Incentivo à Cultura.
Fonte:Fundac
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.