A História de um povo se torna ascendente quando é protagonizada pelo próprio povo. Nada é tão completo que não precise ser acrescentado, como também tão pequeno que não precise ser complementado, e quando se fala de coletividade é necessário um empenho maior e mais concentrado para atingir estágios mais evolutivos.
Os paradigmas administrativos que nortearam as últimas décadas do século XX não foram efêmeros, se elasteceram tornando-se referência na primeira década do século XXI e em Valença iniciaram muito bem o primeiro ano rumo aos anos 20 do século em voga, através da equipe do Projeto RONDON, que veio para somar na formação socioeducativa, artística e cultural de nosso povo através das palestras temáticas, minicursos e oficinas que estão realizando na zona urbana e rural de nossa cidade.
A equipe é formada por 21 integrantes, sendo 3 professores, 17 alunos e um militar do exercito brasileiro, que respeitosamente foi codinominado de anjo.
A coordenação dos trabalhos a cargo das professoras Vandréia que coordena os mineiros e Dominique, que coordena os bandeirantes.
Cerca de 45 cursos serão realizados na nossa cidade, entre os dias 18 a 29 de janeiro do ano em curso, nos mais diversos locais, não só na zona urbana como nas comunidades rurais. E como o homem ainda permanece como um ?projeto em desenvolvimento?, a equipe está mediando suas experiências acadêmicas com o ?ver, ouvir e sentir? de nosso povo através da do trabalho desenvolvido.
Quem está bastante satisfeito com o trabalho realizado pela equipe ?Rondoniana? é o Prefeito Municipal, primeiro pela forma como as atividades estão se desenvolvendo. Segundo pela retenção de conhecimento que os participantes estão absorvendo e com certeza serão multiplicadores aos que por ventura não participaram.
Uma certeza define que o povo de Valença é receptivo uma vez que ?os hábitos e costumes de regiões diferentes, não rotularam que a nação brasileira é única? e que os ?brasis? surgem quando alguém não se identifica. Todavia, os hábitos e costumes apenas são particularidades individuais que se horizontalizam dentro de um contexto cultural.
Sabemos que a presença do Projeto RONDON em nossa cidade, objetiva o desenvolvimento o melhoramento da qualidade de vida e a promoção social, por meio de um planejamento conjunto de ações efetivas nas áreas da saúde, seguridade social e educação, através do esforço cooperativo entre a universidade, governo e comunidade. Tendo como metodologia de trabalho o intercambio cultural e social, o que favorece a troca de informação, de conhecimento e a capacitação de multiplicadores, lideranças comunitária, conselheiros municipais, professores, agentes de saúde, gestores de programas sociais dentre os outros. Por ser rotulado como ícone da integração social, o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e mantém e parceria com as prefeituras municipais. Aqui em Valença, o Prefeito Municipal colocou a disposição do Projeto Rondon, toda a equipe da Prefeitura pra assessorar a equipe em evidência.
Por: Professor Antonio José Mambengas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.