No próximo sábado dia 10 de novembro, a 7ª Gerencia Regional da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Valença realizam o dia ?D? de vacinação anti-rábica. A campanha terá início às 8h horas com término previsto para as 17 horas.
Segundo a Coordenadora da 7ª Gerencia Regional da Saúde, Maria de Fátima Coelho, a meta de vacinação para essa campanha, é imunizar 100% dos cães e gatos no município. Haverá vacinação em diversos pontos fixos em diversos bairros da cidade. Nos Postoa de Saúde do Bairro Valentim, Vale Verde, Lavanderia, Amando Lima, Ieda, Barrinha, Morada Nova e no Matadouro, no Abrigo Central na Praça Pereira Caldas e no Bairro Novo Horizonte funcionará no CAIC.
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos podem contrair o vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção (vacina), tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.
A imunidade é conferida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. Pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.