A Secretaria de Educação de Valença do Piauí realizou nos dias 14 à 17 de outubro no Centro de Treinamento, mais uma etapa de Formação dos Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado. O programa, uma parceria do MEC com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, tem como objetivos a redução dos índices de analfabetismo e o incentivo para que os alunos do programa (pessoas com mais de 15 anos) continuem seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com a secretaria municipal de educação Maria Dolores em Valença foram capacitados 41 Alfabetizadores que irão alfabetizar 490 alunos na zona urbana e rural do município, as aulas irão começar no dia 03 de novembro.
Para a execução do programa podem ser utilizadas as salas de aula das escolas estaduais e municipais, mas também salões comunitários ou de igrejas e até mesmo na própria casa do alfabetizador, desde que existam condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Os alfabetizadores foram capacitados pelas professoras: Valmária Moura e Geane Vieira.
O Brasil Alfabetizado funciona por meio do trabalho de bolsistas, professores ou pessoas com o nível Médio, que se cadastraram nas prefeituras ou Secretarias de Educação. O processo funciona com a formação de turmas de alfabetização, de tamanho mínimo de 15 pessoas na zona urbana e de 10 na zona rural.
No município de Valença o Programa Brasil Alfabetizado é coordenado pelas professoras: Ismênia Pereira, Vanete Ferreira, Edna Telma e Eliana Veloso.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.