No dia 17 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí realizará durante todo dia uma Campanha de Prevenção ao Diabetes com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença.
Para o Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho a preocupação é alertar à população sobre a necessidade de prevenir, diagnosticar, orientar e oferecer os cuidados de saúde necessários aos pacientes.
Diabetes Doença Grave - Trata-se de uma disfunção crônica, que consiste no pâncreas parar total ou parcialmente de produzir a insulina, que é o hormônio responsável pelo transporte da glicose (açúcar) para as células do organismo, proporcionando energia necessária para as atividades diárias. Quando falta insulina, a glicose fica acumulada no sangue e, então, surge o diabetes. O aumento da concentração de açúcar no sangue, torna-o mais denso, causando muitas complicações, principalmente no sistema circulatório, nos rins, coração e olhos.
A doença pode ser desencadeada por fatores genéticos (herança familiar) e ambientais (obesidade, trauma emocional, gravidez etc.). O tipo 1 exige aplicações diárias de injeções de insulina, que não é mais produzida pelo organismo. Costuma ser diagnosticado na infância e adolescência, mas pode também ter início na idade adulta. Já o tipo 2 é o mais freqüente e aparece, principalmente, em adultos acima de 40 anos. Os especialistas acreditam que a mudança no estilo de vida evitaria até 80% dos casos, já que este tipo, além da idade e influência hereditária, está associado ao excesso de peso e à vida sedentária. É tratado com medicação oral e dieta.
Sinais e sintomas - O recomendável é fazer controle periódico através de exame de laboratório, medindo a glicose do sangue, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Alguns sinais e sintomas comuns à doença são: sede excessiva, perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual), vontade de urinar diversas vezes, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas, má cicatrização, cansaço inexplicável e dores nas pernas.
Serão realizados Ginástica Elaborar, exames, orientações nutricionais e esclarecimento de dúvidas sobre a doença e sobre os serviços de saúde adequados ao tratamento.
Profissionais envolvidos na campanha Doutora Gina (Nutricionista), Doutora Joselane (Nutricionista), Merlongues (Educador Fisico), Agleidson (Educador Fisico) e Eliana (Educadora Física).
A campanha tem o apoio do PSF, NUPREVAV, NUPAVES, CPROSP, PACS, ESF e Prefeitura Municipal.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.