O secretario municipal de saúde de Valença do Piauí, Walfredo Filho, esta trabalhando para até o final do mês Março, realizar a entregar para a população valenciana do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU/192), isso para resolver um dos problemas graves de Valença, que é a lentidão no atendimento dos pacientes que sofrem acidentes, pois o SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias publicas. O socorro será feito aqui em Valença pelo fone: 192 de forma gratuita, um profissional da área de saúde recebera a ligação e vai identificar a situação e imediatamente vai orientar o paciente, ou a pessoa que fez a ligação e passar as primeiras ações.
Para que realmente serve o SAMU em uma cidade?
Organizar o atendimento de urgência nos pronto-socorros, unidades básicas de saúde e nas equipes do programa saúde da família.
Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SANU/192), reorganizar as grandes urgências e os prontos-socorros em hospitais: criar a retaguarda hospitalar para os atendimentos nas urgências e salvar vidas.
Segundo o secretario Walfredo Filho ?um projeto como esse de trazer o (SAMU) para Valença esta sendo feito com muito cuidado e responsabilidade, pois uma estrutura completa esta quase pronta e os profissionais já estão fazendo o treinamento para trabalhar, sendo que o serviço vai funcionar 24 horas por dia, para serem atendidas as urgências e emergências da nossa cidade?.
Fonte: Welton Ferreira
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.