A cidade de Valença do Piauí, localizada na mesorregião centro-norte piauiense, teve sua origem de uma aldeia de índios aruaques. Mesmo antes da presença portuguesa, o espaço valenciano já era área habitada por civilização primitiva que deixaram seus vestígios através da arte parietal nos parques de Buritizal, Almerqueiras, Tanques, Gameleira, Limoeiro e tantos outros que pontuam nosso espaço geográfico.
Se por um lado os habitantes ainda mantêm hábitos e costumes de origem indígenas. Por outro reflete no espelho, traços característicos de uma civilização que habitou a região e hoje encontra-se descaracterizada, mesmo assim não se perde, isto porque: ? cultura morre no homem, mas não morre na própria cultura?.
Segundo Baby do Brasil ?Todo dia é dia do Índio?. Mas o dia 19 de abril é muito necessário para manter viva a chama da cultura deixada por nossos ancestrais.
É dentro desse contexto que a secretaria municipal de cultura de Valença realiza há 18 anos a mostra de gravuras e objetos de origem indígenas.
A mostra já faz parte do calendário de atividades culturais da cidade, onde as salas e o pomar do prédio da secretaria se transformam num espaço temático em homenagem ao índio.
Durante a exposição a secretaria recebe alunos e professores de escolas da rede de ensino municipal, estadual e privada.
Neste ano já compareceram:
Umidade Escolar Cineas Veloso
Umidade Escolar Roque Ferreira
Umidade Escolar Joaquim Manoel
Umidade Escolar Cônego Acilino
Umidade Escolar Carmina Veloso
Umidade Escolar Jaime Lima Verde
Umidade Escolar João Calado
Escolinha Opção
A comunidade também participa do evento através de visitação e opiniões.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.