A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova do Piauí, que leva o nome de um dos mais conhecidos poetas populares do Nordeste, Patativa do Assaré, recebeu um importante reforço no seu acervo. A Universidade Federal do Piauí doou 400 livros, um presente para a cidade que é conhecida como “Cidade Poesia”. A Biblioteca possui um acervo de mais de 12 mil livros e 900 visitas mensais.
A cerimônia de doação aconteceu noite desta quarta-feira (16) durante as comemorações alusivas ao 20º aniversário de emancipação político administrativa do município. O reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Lopes, foi representado pela superintendente de Comunicação Social, professora doutora Jacqueline Lima Dourado. Mesmo ausente, o reitor enviou uma mensagem em vídeo para o prefeito Arinaldo Leal e ao município, parabenizando pelos 20 anos do município e pelos investimentos feitos governo municipal em educação e cultura.
Professora Jacqueline se mostrou encantada pela cidade. “Vila Nova é uma cidade que faz jus à denominação de Cidade Poesia. Me perguntei por que desse nome, e hoje eu entendi. Porque tem poesia em tudo: nos pés dos jogadores de futebol, nos alunos que estudam e receberam essas medalhas como reconhecimento, tem poesia no carinho e vontade de trabalhar das secretárias, de toda a equipe que fazem acontecer esses 20 anos de Vila Nova. Tem poesia na presença e no carinho do prefeito com seu povo. E, o que a gente quer com a doação desses livros, diante desse percentual de leitores que a Biblioteca tem, é contribuir com a educação e com a cultura dessa gente. A Universidade Federal do Piauí se sente extremamente feliz em fazer essa doação”, disse.
Para o prefeito Arinaldo Leal, a doação dos livros foi um grande presente que o município recebeu no seu aniversário. “Só temos a agradecer a Universidade Federal do Piauí, essa importante e renomada instituição de ensino, por enxergar e valorizar o trabalho que nós temos feito em prol da educação e a cultura da população de Vila Nova, e contribuir conosco através da doação desses 400 livros”, disse. O gestor destacou, também, a contribuição da professora mestre da UFPI, Alcilene Dalilia de Sousa, que é filha de Vila Nova do Piauí.
Durante a cerimônia, crianças e adolescente realizaram um show de apresentações culturais, com danças e coreografias pelos grupos Flor do Sertão, AJA, Ginga Nova, Xaxado Mirim, Babies, entre outras.
A Prefeitura Municipal realizou, ainda, a entrega de premiações aos alunos vencedores de competições de xadrez, e para os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram com as melhores notas ao longo do ano, uma iniciativa que busca reconhecer e estimular os alunos ase dedicarem mais.
Revista
Outro importante momento da programação foi o lançamento oficial da revista “Notícias da Vila”, que traz na sua primeira edição uma matéria especial “Vila Nova – Exemplo de trabalho e cidadania”, que destaca as principais conquistas da gestão do prefeito Arinaldo Leal, mostrando a execução de obras importantes e a luta de um povo que conseguiu transformar o pequeno município numa referência nacional, através de um modelo de gestão pública que promove a cada dia o bem estar social e o progresso cultural de toda a população do município.
Prefeito distribui a revista com a população
Arinaldo afirmou que a revista é uma forma de prestar contas das ações de seu governo à população. “É mais uma ferramenta que utilizamos para mostrar a todos os vilanovenses onde estamos investindo os recursos públicos, o que estamos fazendo para melhorar a vida de cada um em todas as regiões do município”, disse.
Revista ‘Notícias da Vila’ é lançada com 2 mil exemplares
Na capa, a revista traz uma foto prefeito Arinaldo caminhando sobre o asfalto de 13 km de extensão, denominada “Jovelino Romão da Silva”, que interliga a cidade de Vila Nova do Piauí e o povoado São João Batista, o mais populoso do município. A obra é apontada como uma das principais obras da atual gestão.
Arinaldo entrega revista ao vice-prefeito Adão Frutuoso
A revista traz, ainda, um editorial com o histórico dos 20 anos de emancipação do município. Vila Nova foi emancipada no ano de 1995, desmembrado do município de Padre Marcos. Arinaldo exerce atualmente o seu terceiro mandato, tendo sido eleito pela primeira vez o ano de 2001, com apenas 25 anos de idade. Foi reeleito em 2005 e, no ano de 2013, iniciou o seu terceiro mandato. Em uma longa entrevista, Arinaldo revela o caminho de uma boa gestão pública.
Cacimbas é campeão municipal
Ainda na programação do segundo dia de eventos em comemoração ao aniversário de Vila Nova do Piauí, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, disputada entre as equipes de Cacimbas e Lagoa do Provísio.
Título é disputado nos pênaltis
No tempo regulamentar, a partida terminou empatada, sem gols, levando a disputa para os pênaltis, onde o time de Cacimbas levou a melhor e venceu por 3 a 1, garantindo o título de melhor time do município na temporada 2015.
Prefeito premia o time campeão de 2015
Além de troféus, os times que fizeram as três melhores campanhas no Campeonato receberam prêmios em dinheiro, como forma de incentivo ao esporte amador. O campeão, Cacimbas, recebeu R$ 1 mil, o vice-campeão, Lagoa do Provísio, recebeu 600 reais, e o terceiro colocado, São João, recebeu o prêmio de 300 reais. Também foram premiados os artilheiros e o melhor goleiro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.