A Secretaria de Educação de Vila Nova (SEMED) iniciou na ultima quinta feira 11/02 a primeira capacitação do ano voltada para os professores das 06 escolas municipais de educação do município. A abertura oficial do evento aconteceu na U.E Sabino Gomes de Lima e contou com a presença de representante dos vários níveis educacionais da cidade.
De acordo com a secretária Gorete, os professores aproveitam essa oportunidade para a realização de um intercâmbio de informações sobre as soluções encontradas para questões do cotidiano que envolve alunos, famílias, e temas como a inclusão. Uma das preocupações do evento é atualizar os professores quanto às novidades do processo contínuo de ensino e aprendizagem.
Outro foco dessa capacitação, ainda de acordo com Gorete Leal, é a adoção de medidas quanto ao combate do mosquito Aedes Aegypti no município.
Segundo a secretaria, a capacitação foi também um momento de avaliação do ano anterior. “Começamos a capacitação com uma mensagem de motivação, mostramos também o quantitativo de alunos do ano passado, bem como o movimento escolar e ainda o calendário escolar de 2016, queremos continuar a oferecer uma educação de qualidade pautada no respeito e na eficiência da gestão e da classe”. Finaliza
A capacitação no seu primeiro dia contou com uma palestra da enfermeira, Milena Leal, que alertou aos docentes sobre os perigos, transtornos e consequências que as doenças associadas ao Aedes Aegypti podem causar aos vilanovenses, bem como pediu a todos a colaboração nas ações que a Prefeitura já está realizando para o combate a proliferação do mosquito.
Outra importante palestra e participação na capacitação foi a da profissional de Saúde, Fonoaudióloga, Dra. Mauriceles Macedo, que também discutiu sobre o mosquito Aedes Aegypti, mostrando toda a historia do mosquito, suas formas de reprodução e ainda demonstrou aos professores seu ponto de vista sobre os casos de Microcefalia que são graves no país, a mesma não associa tudo isso somente ao mosquito.”.
A Dra. Mauriceles ministrou ainda palestra sobre HIGIENE VOGAL, onde abordou tudo sobre a voz, importância, como é produzida, apontou as principais doenças causadas pelo uso indevido da voz e alertou sobre como se prevenir das mesmas.
“É muito importante para os professores cuidarem da voz, como uma atividade diária, fazer exercícios regulamente, bem como todo inicio de ano procurar um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para fazer uma avaliação, essa conversa que tivemos com os professores é necessária para a profissão.” Pontuou a Dra.
Durante os dois dias de atividade houve ainda reunião com os coordenadores, diretores e Professores e a elaboração do plano de ação das escolas.
De acordo com a programação houve também planejamento da Educação infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, Mais Educação e formação para os professores do Projovem Campo Saberes da Terra.
Veja mais fotos:
Edição: Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT: 1294-PI
Autor: Radialista Iago Sousa DRT:1236-PI
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do PiauÍ
Publicado Por: Iago Sousa
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.