A prefeitura de Vila Nova através da Secretaria Municipal de Saúde declarou guerra ao mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 150 pessoas das secretarias municipais de Saúde e demais secretarias conjuntas liderados pelo prefeito Arinaldo Leal, realizaram nesta quinta-feira (25/02), um arrastão com ações de combate ao mosquito por todas as ruas, casas, prédios públicos, terrenos baldios da Cidade e da Zona Rural. Os pontos de partida foram na prefeitura de Vila Nova e no Povoado São João Batista na praça da localidade.
As equipes compostas por profissionais das varias secretarias e também a presença dos vereadores; Edilson Brito, Roberto Moura, Severo Sousa e Bibia de Benicio e ainda da escola estadual Luiz Ubiraci de Carvalho formaram grupos e percorreram toda a zona rural e urbana, visitando casa por casa.
Além da inspeção nos quintais, em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, que serve de criadouro para o mosquito, as equipes aplicam larvicidas em caixas d’água e orientam os moradores quanto às formas de evitar a doença e os sintomas da dengue, febre chinkungunha e zika vírus.
Varias ações já foram realizadas
Além do Arrastão de combate ao mosquito, desde dia 11 de fevereiro o município realizou ações nas escolas, e visitas domiciliares com os agentes de endemias, prevenindo o povo vilanovense.
“A melhor forma de se prevenir a dengue, a zika e a chikungunya é combatendo o mosquito. As pessoas têm que ter a consciência de cuidar do seu próprio ambiente, porque 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas. É o pratinho da planta, a vasilha, a garrafa deixada no quintal, à caixa d’água destampada, qualquer recipiente que possa acumular água vira um criadouro do mosquito”, alerta o prefeito Arinaldo Leal.
Ele agradeceu ainda a todas as pessoas que realizaram o arrastão: “Agradeço a todos os funcionários, vereadores e a comunidade vilanovense que mais uma vez participou e realizou um grande arrastão contra o Aedes Aegypti, Vila Nova tem dar um basta nesse mosquito, ele não vai nos vencer” Finaliza o prefeito.
O presidente do Fundo de previdência Própria e professor, Welhitom Leal, que participou do arrastão destaca a importância de realizar ações como essa. “O arrastão contra o mosquito já faz parte do calendário anual de todos nós vilanovenses, como sempre encontramos pessoas conscientes do seu papel como cidadão que se preocupa com a limpeza e o armazenamento correto da água. Mas, encontramos ainda muito lixo jogado nas ruas por pessoas que em pleno Século XXI não incorporaram o sentimento da limpeza, a preocupação com a saúde coletiva e a preservação do meio ambiente. Acredito que se cada um de nós fizer a sua parte, a situação atual irá melhorar de forma considerável."
Veja Fotos:
Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT, 1294-PI/ASCOM
Autor: Radialista Iago Sousa DRT, 1236-PI/ASCOM
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do Piauí
Publicado Por: Iago Sousa
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.