Foi realizado na ultima semana, no Ponto Cultura Cidade Poesia em Vila Nova um ciclo de palestras sobre o tema História,Cultura Negra e Identidade: Um Olhar Sobre o Legado Africano no Piauí.
O evento foi realizado pela prefeitura de Vila Nova, através das secretarias municipais de Educação e Cultura. Ao todo participaram mais de 100 pessoas, entre professores, alunos, funcionários e organização superando as expectativas de público.
Na abertura do evento, (15/03), aconteceu uma mesa – redonda com a participação de militantes do Movimento Negro: Rafael Santos (Palmares), Ted Rap (CUCA), Mano Chagas (Adimó), Natiê Silva (Ename), Marli Veloso (Secretária de Cultura) e Benevaldo Santos (Especialista em História e Cultura Afro -brasileira) onde foram debatidos temas concernentes à temática do evento. Um momento de reflexão que contou com intervenções dos professores presentes.
No segundo dia, (16/03) houve dois momentos, um pela manhã com a Professora Mestra Dailme Tavares que discorreu sobre História, Cultura Negra e Identidade: Um Olhar Sobre o Legado Africano no Piauí e à tarde Benevaldo Santos enfocou aspectos relacionados à implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. e a lei federal 11.645/2008 que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados em todo o país.
A professora Marli Veloso, que coordenou o evento, fala da importância de trazer a áfrica para o debate sobre identidade do povo brasileiro e do povo piauiense. “Planejamos o Ciclo de Palestras com o objetivo de aperfeiçoar, atualizar e ampliar os conhecimentos sobre a História da África e do Negro no Brasil, esse evento nasceu de uma discussão dentro da Comissão Intersetorial. Além de conhecer o continente africano e a raiz do povo brasileiro, o ciclo de palestras auxiliará os educadores no cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluem no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio a obrigatoriedade da temática “História e cultura africana, afro-brasileira e indígena”.
“Para nós, é de extrema importância trazer a África para o debate sobre o entendimento da identidade do povo brasileiro e do povo piauiense. Pois, para discutir a cultura afro-brasileira, é necessário discutir a cultura africana e, a partir disso, superar o conhecimento que temos sobre África e romper com a visão eurocêntrica de mundo.”, completa a professora Marli Veloso, coordenadora do evento.
A professora Gorete Leal, secretaria de Educação e uma das organizadoras parabenizou os professores pela participação. ” Avalio de forma positiva o ciclo de palestras, tivemos a participação efetiva de quase todos os professores, isso mostra o compromisso que a classe tem com a educação de Vila Nova. Ressalta Gorete Leal, secretaria de educação.
Veja fotos do Ciclo de Palestras:
Edição: Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT:1236-PI
Autor: Radialista Iago Sousa DRT: 1236 PI
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.