Do porta-malas do carro para cinco unidades distribuídas em toda Teresina. Com 28 anos de existência, inaugurou, nesta segunda-feira (16), a nova Universitária, livraria e papelaria, no piso L3 do shopping Rio Poty, localizado na zona Norte da capital. O evento contou música ao vivo e aperitivos para o público.
Emocionada com mais essa conquista, a empresária, fundadora e proprietária da livraria, Ivanilde Cardoso, destacou a importância da leitura, seja livros físicos ou digitais, e a necessidade de se reinventar no mercado.
“É um novo momento para as livrarias e papelaria, nós estamos nos reinventando, empresários do ramo de livraria e papelaria, porque o livro, hoje, está difícil para vender, mas as pessoas continuam lendo. Não interessa onde estão lendo, pode ler onde quiser, o importante é que leia. O importante é a leitura, não tem outro caminho para a população, jovens e adultos, que não seja a educação”, disse Ivanilde Cardoso.
HISTÓRIA
A fundadora relata que tudo começou enquanto ela se graduava no curso de Direito, onde a dificuldade em encontrar os livros jurídicos a motivou a buscar soluções. A partir da procura de outros colegas pelos livros, ela passou a vendê-los, dando origem ao empreendimento e ao nome “Universitária”.
"Eu falava 'eu comprei, meu irmão tem uma livraria' e eu mandei buscar. Começou eu vendendo livro no porta-malas do meu carro e hoje está aí, a livraria Universitária. O empreendedor, a visão dele é assim, ele está sempre encontrando uma porta, algo para empreender. Eu sou uma empreendedora que gosto tudo, em tudo que encontro para comprar, vejo uma oportunidade. Quem gosta de vender está sempre chegando a oportunidade em tudo o que vê”, afirmou a proprietária.
REFERÊNCIA
Hoje, a Livraria Universitária é referência em Teresina, com diversas unidades e um vasto catálogo de títulos. Este sentimento de grande reconhecimento foi também foi destacado por Ivanilde Cardoso.
“É uma felicidade. Fico muito feliz. Fico feliz quando passo na rua que encontro alguém passando com a sacola da livraria. Fico feliz quando meu cliente entra na minha loja e ele encontra o que ele quer, e até o que ele não queria comprar. [...] Então, estou aqui hoje radiante. Eu nem imaginava. Eu convidei, mas eu nem achei que eu fosse ter ser tão prestigiada como estou sendo, disse a empreendedora.
NOVIDADES
A nova unidade, que se junta às outras quatro localizadas nos principais shoppings da capital e no centro da cidade, mantém o objetivo de oferecer o melhor serviço e produtos em papelaria, objetos de escritório, livros literários e universitários. Segundo a empresária, o foco da nova unidade será em “fofurices” e no setor da papelaria, tendo em visto a maior procura por parte dos jovens.
EM FAMÍLIA
Lincon Cardoso, supervisor da Universitária, se mostrou orgulhoso do trabalho da família e da receptividade da comunidade teresinense. "A minha perspectiva é a melhor possível para essa nova loja do Rio Poty, que é um shopping que se destaca também em nossa cidade pela qualidade das lojas e a gente vem só acrescentar nesse projeto”, disse.
“Muitas pessoas vieram visitar e conhecer a loja e espero que isso fique perdure no tempo, ainda mais agora nesse volta às aulas. Estamos aqui de braços abertos para é toda a população de Teresina”, frisou o supervisor.
AÇÃO SOLIDÁRIA DE VOLTA AS AULAS
Durante o evento ainda foi pontuado a ação “Volta as aulas solidária”, desenvolvido pela Associação Prismas em parceria com a Tilibra. A iniciativa, que visa arrecadar materiais escolares para doação, foi abraçada pela Livraria Aniversário, que acredita que as empresas devem contribuir para o desenvolvimento social e a melhoria da vida das pessoas.
“É uma empresa não serve só para o lucro, ela tem que servir também para o desenvolvimento social e para a melhoria da vida de todas as pessoas não só dos nossos clientes, mas também das pessoas que mais necessitam. E assim a livraria aniversário tem muito orgulho de ter pra tá participando desse projeto social que tem um objetivo muito bom”, disse Lincon Cardoso.
Segundo Natrício Almeida, da Associação Prisma, este é o quinto ano da campanha e, neste ano, a meta é atender 360 famílias, incluindo crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. O foco é auxiliar famílias em Teresina e no interior do Piauí, oferecendo materiais escolares para as crianças terem acesso à educação de qualidade e de forma acessível.
“Um dos parceiros, dos pontos de retirada, é a livraria Universitária. Então, você pode dirigir até aqui para doar esse material ou podem fazer um pix para associação, prismasassociação@gmail.com. É importante falar que este ano precisamos de mochilas escolares então aquele pai aquela mãe que deseja trocar de mochila do seu filho, mas a mochila anterior está em bom estado de conservação, você pode se dirigir as papelarias ou ao centro de produção do sac. Vai ser a bem-vinda para as famílias de baixa renda”, afirmou Natrício.
Segundo ele, as doações podem ser de objetos escolares comuns, como lápis, borracha, caneta, ou, de preferência, materiais escolares adaptativos para crianças. Com base nessas necessidades especiais, Natrício ressaltou o novo caderno desenvolvido pela Tilibra, desenvolvido para as crianças.
“A Tilibra tomou o cuidado de desenvolver esse trabalho no ano passado 2023 para 24, junto com mães de crianças com autismo, TDAH, crianças de baixa visão, crianças que têm a coordenação motora prejudicada. Então foi um produto muito bem pensado em cada detalhe”, afirmou Igor Parente, representante Tilibra.
- A capa do caderno é neutra, sem imagens chamativas, para não distrair a criança durante o uso.
- O papel do caderno possui 70 gramas, o que garante que a tinta não transpasse para o outro lado, evitando manchas e proporcionando maior conforto para a criança.
- As pautas do caderno são ampliadas, facilitando a escrita para crianças que têm dificuldades de coordenação motora fina.
A solenidade ainda contou com a presença da ex-BBB, escritora, palestrante e apresentadora, Gyselle Soares, que também é uma das madrinhas da associação. "Nada mais importante do que a educação, para nos educar sobre o que é uma criança com autismo, porque elas precisam. A gente vai fazer agora o 5º ano de arrecadar material escolar para criança com autismo. Então, quando você vir aqui na Universitária, na livraria, vai ter um estande para doar do seu coração. Com educação a gente chega lá", disse.