Na manhã deste sábado (16), o DHPP - Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa prendeu Francisco das Chagas, popularmente conhecido como Barriga. O indivíduo é o principal suspeito de ser o mandante das torturas e assassinatos dos primos Alan Carlos Silva Rabelo e Roniel Souza Deó encontrados mortos às margens do Rodoanel de Teresina no dia 4 de dezembro deste ano.
Ao MeioNorte, o delegado Bruno Ursulino, do DHPP, confirmou a prisão e afirmou que “Barriga” foi preso pela Polícia Militar em uma casa no povoado Divinópolis no município de União, a 64 km da capital piauiense. No último dia 13, João Victor da Silva, vulgo Negreti, Jailson Ferreira da Silva e Antônio Jesus Alves da Silva, também envolvidos no duplo homicídio, foram presos.
Na declaração, o delegado afirmou que os jovens foram ao Conjunto Dom Avelar, na zona Leste de Teresina, quando foram confundidos com membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), por integrantes de outra facção rival. Os 3 que estão presos torturam as vítimas e em seguida foram assassinadas por ‘Barriga’.
“Os dois rapazes tinham parentes no Dom Avelar e foram até lá para se divertir em um bar e um dos presos hoje olhou para os dois, disse que eles eram ‘sujos’ do Santa Bárbara e repassou para um indivíduo [mandante], que tinha dois homens, supostamente da facção rival, nesse bar. Quando as duas vítimas saíram do estabelecimento comercial, foram seguidas e capturadas, uma delas teve o celular retido e os suspeitos viram fotos das vítimas fazendo um símbolo, só que eles tiravam foto daquele jeito sem maldade, mas na cabeça deles [criminosos], que são do outro lado, já decretaram que as vítimas eram criminosos rivais", detalhou.
O CASO
No dia 4 de dezembro deste ano, Alan e Roniel foram encontrados mortos com marcas de tiros no povoado São Félix. As vítimas estavam deitadas de bruços em uma área de mata. No dia 13, o DHPP informou que os primos foram executados por engano.
Alan e Roniel moravam no bairro Árvores Verdes e estavam no Dom Avelar, na mesma região, na casa de familiares. Voltando para casa, passaram em uma rua onde os suspeitos estavam promovendo uma festa. Eles foram então capturados e torturados por terem sido confundidos com membros de um grupo criminoso rival ao dos suspeitos.